Olá,
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série).
Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Se cuidem!
==========
Proposta 1
Ola!!! Hoje o nosso tema é o AR.
Os instrumentos que produzem o som principalmente pela vibração do ar são chamados de AEROFONES. A maioria desses instrumentos é fabricada de madeira ou metal e é o próprio instrumentista quem proporciona o sopro ou ar necessário.
Existem diversas maneiras de classificar estes instrumentos, mas a mais conhecida é baseada na formação de uma orquestra: entre metais de madeiras. A parte do instrumento por onde sopra o instrumentista chama-se bocal. Existem diferentes tipos de bocais. Nos metais, como o trompete, há um bocal sobre o qual o instrumentista põe diretamente os lábios. Nas madeiras pode haver embocadura de chanfro ou de palheta. O chanfro é uma abertura que corta o sopro produzindo o som, como nas flautas. Apesar do nome, existem instrumentos chamados metais que são feitos de outros tipos de materiais, como até mesmo de chifre de carneiro.
Vamos assistir diferentes conjuntos de instrumentos aerófonos?
Orquestra de sopros de Novo Hamburgo – produzido durante a pandemia . Será que vc conhece todos os instrumentos? https://www.youtube.com/watch?v=r11DqO_BJs4
Agora, vamos assistir um conjunto de instrumentos musicais de sopro típico da cultura brasileira: Banda de Pífanos https://www.youtube.com/watch?v=ZTpIJsrwtIY
Vamos fazer? Escolha uma das propostas:
Flauta de ébolo: https://www.youtube.com/watch?v=yauUeqLktRQ
Flauta de garrafa pet: https://www.youtube.com/watch?v=5zRoQNvswT4
Faça a sua e poste a musica que vc vai tocar com ela
Bjos
Maria Claudia
Proposta 2
Leia ao mito da Iansã e Oxaguiã
Depois de ler o texto responda:
1° Desenhe uma cena da história: a sua favorita ou aquela que você menos gostou.
2° Você sabe o que é uma forja? Forja pode se referir ao forno utilizado para aquecer os metais a serem trabalhados por um ferreiro
Procure na internet ou em livros e desenhe os elementos de uma forja.
Proposta 3
Oi, pessoal como estão? Estou muito bem e espero que vocês também.!!
Nesta semana trabalharemos com o tema AR.
Minha proposta é que façam um jogo adaptado de vôlei com bexiga. Para essa
atividade você precisará de um espaço não muito grande, afaste móveis ou
objetos que possam quebrar ou causar qualquer tipo de machucado.
A pontuação e as regras devem ficar por conta dos jogadores, mas é
importante ressaltar, que no jogo de vôlei, bola no chão é ponto do
adversário.
Acessem o link https://youtu.be/FZFp6g8-PvY e divirtam-se!! A família toda pode
participar!!
Espero ver muitas postagens de como vocês aproveitaram este momento e se
descobriram atletas!!!
SAUDADES PRO ANINHA
Proposta 4
Olá, pessoal!
Vocês já brincaram com avião de papel feito de dobradura?
Assista a essa animação sobre encontros e aviõezinhos de papel:
https://www.youtube.com/watch?v=ecQpsuSCf5E
Agora é a sua vez! Construa um avião de papel. Pode ser um modelo que você já sabe fazer ou inventado. Quem preferir, também pode seguir as instruções abaixo:
Pegue um tecido ou papelão e, com a ajuda de um adulto, corte algumas janelas. Elas podem ter formatos e tamanhos variados para desafiar sua pontaria. Veja a imagem abaixo:
Boa brincadeira e até breve!
https://www.tempojunto.com/2016/04/22/10-maneiras-de-brincar-de-aviao/
Milena
Proposta 5
A primeira coisa que eu pensei com o tema ar foi uma pintura que eu fiz quando estava no 1º ano: uma pintura com canudinho!
Você utiliza tinta, de preferência misturada com um pouco de água para espalhar melhor. Coloque num ponto específico da folha e, ao invés de espalhar com um pincel você utiliza o canudinho. O ar do canudinho que vai direcionar a tinta. Dependendo da força com que você assopra, os traços podem ficar “comportadinhos” ou mais espalhados e respingados.
Você pode fazer uma arte abstrata, testando as combinações de cores. Ou você pode fazer um desenho antes e pintar com tinta depois. Imagine um palhaço com cabelo colorido e bagunçado, por exemplo!
Se você não tiver canudinho em casa, você pode improvisar um enrolando papel, o importante é usar algo que te ajude a concentrar o ar para empurrar a tinta.
Mari
Proposta 6
Vocês já ouviram falar em atmosfera?
a atmosfera é o conjunto dos gases que ficam perambulando por aí naquilo que chamamos de Ar...
é no ar que se encontra um gás essencial para a existência da vida aqui na Terra..
o Oxigênio...
e é no ar também onde acontece uma série de fenômenos que podemos observar ao longo dos dias...
a chuva
uma neblina
o colorido de um pôr-do-sol
e também onde mais sentimos do que vemos.. mudanças ao longo do ano...
dependendo de como está a posição da Terra em relação ao Sol, uma quantidade maior ou menor de raios solares chegam até nós...
e isso é determinante para que aconteça aquilo que chamamos de..
estações do ano!
você já aprendeu sobre elas?
será que lembra o nome de todas?
para ajudar a aprender/relembrar...
assista ao episódio número 40 do programa Castelo Rá Tim Bum - “Pintou o maior clima!” - no link abaixo, onde o Nino encontra um livro mágico de seu tio Victor... e acaba fazendo uma confusão das grandes com as estações do ano...
https://www.youtube.com/watch?v=odO0OHdTuTk
ao final.. que nem foi sugerido na atividade da semana anterior... você pode escolher a sua estação favorita e fazer um desenho sobre ela...
no desenho pode estar você com suas amigas e seus amigos...
os personagens do Castelo Rá-Tim-Bum...
ou todomundojunto...
de novo a escolha é sua!
também que nem na atividade da semana anterior...
se te interessar.. você pode pesquisar mais sobre assuntos que aparecem no episódio.. as aventuras de Amyr Klink no Pólo Sul; coisas relacionadas com o vento (músicas, quem sabe!); qual a relação do calor/chuva com os alimentos que comemos... enfim...
uma boa atividade aí e uma boa semana pra vocês
:) Marcos
Nenhum comentário:
Postar um comentário