segunda-feira, 26 de outubro de 2020

23. Tema: Dia do Saci

Olá!

Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.

Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! 

Cuidem-se!

=============================================================

E aí, pessoal!

Como vocês estão?

        No dia 31 de outubro, comemoramos o dia do Saci! Por isso, escolhemos a figura do Saci como tema das nossas atividades desta semana. 

        O Saci é um personagem do folclore brasileiro bastante conhecido por usar um gorro vermelho e um cachimbo e por andar saltando em uma perna só. Na imagem abaixo, podemos conhecer alguns dos vários tipos de sacis:





        Para embarcarmos nesse mundo de travessuras dos Sacis, convidamos vocês a ouvirem (clicando na figura abaixo) o Programa Maritaca especial do Saci, que traz músicas, contação de história, dicas de livro, sugestões de brincadeira e outras surpresas:

 

 

 PROPOSTA 1: desafio com saltos

        Os pulos do Saci me lembram muitas brincadeiras em que temos de saltar: amarelinha, pular corda, reloginho, pula sela, elástico. Você conhece mais alguma?

        O que vocês acham de fazermos um desafio com saltos?

        Você vai precisar de folhas de papel e canetinha. Com esse material, vamos desenhar várias vezes o contorno dos nossos pés e mãos. Lembre-se de contornar tanto o lado direito quanto o esquerdo. Veja a figura abaixo:

 

        Agora é só criar um percurso com os contornos dos pés e mãos. O desafio é conseguir saltar apoiando a parte do corpo correspondente no papel. Veja alguns exemplos: 


Você pode recriar esse percurso quantas vezes você quiser!

Convide seus familiares para fazer o percurso que você inventou! 

Faça um vídeo da brincadeira e mande para o blog!

 

 PROPOSTA 2: Jaxi Jaterê, o protetor das florestas

 Jaci Jaterê – Wikipédia, a enciclopédia livre

O que conhecemos hoje como “lenda do Saci-Pererê” tem em sua origem uma crença bastante antiga dos povos indígenas guarani que habitam esse território há muitos e muitos anos. Na língua guarani, o Saci é uma entidade que se chama “Jaxy Jaterê” e é um grande protetor da floresta. Para os guaranis, não se trata de uma lenda e sim de uma história na qual acreditam. 

Ele é indígena, possui as duas pernas, tem um colar (ou, em outras versões, um bastão de ouro) que lhe dá o poder de fazer o que quiser (inclusive ficar invisível) e está sempre com um cachimbo na boca. Esse cachimbo se chama petyngua e é muito importante e utilizado na cultura guarani. Um pouco diferente da imagem do Saci que você tinha ouvido falar, né? Provavelmente sim. 

A imagem do Saci pequeno, negro, com uma perna só e gorro vermelho surgiu com o contato entre o Jaxy Jaterê (guarani) e os povos africanos aqui. Algumas narrativas apontam, por exemplo, que a imagem de um Saci com uma perna só surgiu através de uma crença de que ele teria perdido uma das pernas jogando capoeira. De toda forma, histórias contadas oralmente ganham novas versões conforme vão sendo compartilhadas. A própria imagem de Jaxy Jaterê tem diferentes versões dentro da oralidade guarani, e a apresentada aqui tem como referência o livro “O Saci Verdadeiro” de Olívio Jekupé.

O saci verdadeiro – Eduel 

 Interessante, não é? Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Jaxy Jaterê,  que tal fazermos uma atividade bem legal sobre ele e a cultura guarani?  

Vamos refletir sobre o que o Jaxi Jaterê tem a ver com a nossa sobrevivência... alguma ideia?

         Você sabia que os remédios que tomamos são feitos a partir de plantas que encontramos dentro das nossas florestas? Pois é! E se Jaxy Jaterê cuida da floresta, então quer dizer que ele protege também tudo o que cuida e cura a gente. E isso é só um dos muitos exemplos da importância de Jaxy Jaterê para a vida na terra.

 

Foto: Jonathan Campos   

 

 Erva Mate, elemento importante da cultura guarani. 

 

        Relembrando a importância da floresta: vamos preparar um chá ou infusão de ervas para cuidarmos de nós mesmos nesta semana. 

 

        Com a ajuda de um adulto, ferva um pouco de água. Depois, desligue o fogo, escolha uma erva de sua preferência e a deixe dentro da água por alguns minutinhos. Depois é só beber! (Atente-se para garantir que sejam ervas específicas para preparação de chás e infusões para consumo, pois algumas ervas podem ser tóxicas e não devem ser bebidas)


        Agora tire uma foto e escreva um comentário sobre o que achou de conhecer o Jaxy Jaterê e sobre o chazinho você aproveitou para tomar e mande aqui para nós!

 

PROPOSTA 3: Dobradura de Saci

        Vamos fazer um Saci de papel? 

 

É muito simples, você irá precisar de:

. uma folha de papel 

. lápis/canetinha para desenhar o rosto e colorir o resto

 

Acompanhe o passo-a-passo no vídeo a seguir:


         Quando você terminar sua dobradura, basta desenhar o rosto e está pronto! Tire uma foto e mande seu origami para nós!

 

Boa semana, pessoal!