Olá,
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série).
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem!
==========
Proposta 1
PÉ
Vamos começar... olhando o nosso pé?
Peque uma folha e faça o contorno do seu pé e deixe reservado para daqui a pouco.
Agora que vocês olharam cuidadosamente para o pé, vamos começar cantando?
https://www.letras.mus.br/palavra-cantada/447929/
Vocês viram? A gente usa a palavra pé para um monte de significados....
Aí fiquei pensando que se não fosse um pé de PAU BRASIL talvez a gente não estivesse por aqui, vc sabia?
A Regina Casé vai contar essa história pra gente...
https://www.youtube.com/watch?v=dL-8aeITous&t=24s
Nossa quanta coisa legal!!!! E... a gente pode brincar?
Quem aqui já brincou de amarelinha? Achei uma amarelinha bem diferente das que a gente está acostumada a brincar, vamos tentar?
https://territoriodobrincar.com.br/videos/territorio-do-brincar-serie-minidocs-amarelinha-sao-goncalo-do-rio-das-pedras-mg/
E de elástico? Vcs sabem brincar?
https://territoriodobrincar.com.br/videos/territorio-do-brincar-serie-minidocs-brincadeira-de-elastico-acupe-ba/
Agora é com música... olha que legal!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=I--gmceH_Js
Bjos
MC
Proposta 2
Desafio de descobrir
objetos com os pés
Nossos pés são
responsáveis por nos levar onde queremos ou precisamos ir, mas eles
também sentem diferentes texturas, temperaturas, formatos através
do TATO – um dos nossos cinco sentidos. Mas espera, você sabe
quais são os nossos cinco sentidos?
Ao longo da atividade
você vai ver pistas dos cinco sentidos, vamos ver se você descobre?
Bom, voltando aos
nossos pés, nessa atividade o desafio é descobrir quais são os
objetos através do TATO, utilizando apenas os pés.
É um jogo divertido
que pode virar uma animada competição em família!
Para isso você vai
precisar de uma venda (pode ser um lenço, um pano ou até mesmo uma
blusa para tampar os olhos de quem vai jogar, de um lençol ou toalha
para cobrir os objetos e de vários objetos diferentes que você
tenha na sua casa.
Etapa 1: separe alguns
objetos e cubra todos eles com o lençol ou toalha – é muito
importante que o jogador não veja quais são os objetos antes
do desafio.
Etapa 2: coloque a
venda nos olhos do jogador e certifique-se que ele não está
olhando!
Etapa 3: coloque os
objetos próximos aos pés do jogador e peça que ele toque apenas
com os pés – será que ele vai descobrir o que é? Para ficar mais
animado, vocês podem determinar um tempo máximo para o jogador
tentar descobrir e quando o tempo acabar o jogador pode ouvir um
som (uma palma ou alguém falando “tempo encerrado”, por
exemplo).
Se vocês quiserem
transformar o jogo numa competição é só cada jogador ou equipe
selecionar uma quantidade igual de objetos sem que o oponente saiba
quais são os objetos escolhidos.
Quem vai sentir o
gostinho da vitória, hein? Sinto cheiro de animação
no ar!
Se quiser ver uma
família jogando é só acessar esse link:
https://www.youtube.com/watch?v=uOqEEmH79Uk&feature=youtu.be
E aí, descobriu quais
são cinco sentidos?
AUDIÇÃO, GUSTAÇÃO,
OLFATO, TATO E VISÃO
Amarelinha Maluca
Essa é uma atividade
que vai unir mãos e pés!
Abra espaço na casa e
aproveite para trabalhar a coordenação motora!
Desenhe mãos e pés em
folhas ou com giz no quintal formando combinações, depois é só
juntar a família e ver quem consegue realizar o desafio sem errar!
Para apreender montar e
jogar, assista o vídeo!
Jogo do Tum Pá
E que tal fazer uma
percussão usando pés e mãos? Vamos criar uma música batendo os
pés no chão e usando várias partes do corpo?
Tum é bater o pé, pá
é palma, mas esse é só começo...
Assista o vídeo e
aprenda com os Barbatuques!
Pro Adriana
Proposta 3
Proposta 4
Proposta 3
Para
aquecer, um teste dos seus conhecimentos
- O que é o que é, que anda deitado e dorme em pé?
- O que é o que é, que quando criancinha anda com quatro pés, quando criança grande e adulto anda com dois pés e quando idoso anda com três pés?
- O que é, o que é, que anda com os pés na cabeça?
- Você sabe qual o personagem do nosso folclore que tem apenas um pé?
- E qual outro personagem famoso do nosso folclore tem os dois pés virados para trás?
Difíceis
as perguntas? As respostas estão lá embaixo....
Aprendendo música com O Passo!
Como você anda? Levando a pergunta ao “pé da letra”, andamos
com nossos pés e eles nos levam aonde queremos ir. E nosso andar é
feito com REGULARIDADE, ou seja, nossos passos precisam ter o
mesmo tamanho e tempo de execução. E todos nós
exercitamos de forma instintiva nosso ritmo de andar.
Essa mesma regularidade encontramos na música! O ritmo de uma música é baseado no pulso, que também precisa ser regular. Partindo dessa ideia surgiu o
método O Passo (se tiver curiosidade, dá uma olhada sobre
ele aqui!).
Nesse método, basicamente contamos com os nossos pés a batida ou o
ritmo da música e depois podemos bater palmas, cantar ou tocar algum
instrumento enquanto fazemos os passos com os pés. A ideia é que
a gente sinta a música no nosso corpo e ajude a fazer música!
Vamos tentar fazer um exercício usando a ideia d’O Passo?!
Vamos fazer uma batida simples e bem comum que tem 4 passos. Sigua os
pezinhos abaixo. Perceba que o pé direito vai fazer o passo 1 para
frente e o 3 para trás, e o pé esquerdo faz o passo 2 para frente e
o 4 para trás. Aqui
tem um vídeo com o criador do método fazendo essa batida com 4
passos. Ajuda se você contar em voz alta enquanto faz os passos: 1…
2… 3… 4.... O passo pode ser curtinho e lento. O mais importante
é a regularidade do movimento. Ache seu ritmo!
Agora, vamos aumentar o desafio!
Desafio nº 1: Bata palmas enquanto faz os passos que estão
em azul. Repita a sequência 2 vezes.
Desafio nº 2: Bata as mãos nas coxas enquanto faz os passos
que estão em vermelho. Repita a sequência 3 vezes.
Desafio nº 3: Agora, sem a ajuda das figuras e com mais
variações! Conte em voz alta apenas os passos que estão grifados.
Os que não estão grifados você segue normal, mas contando de
cabeça apenas. Faça tudo na sequência por 3 vezes, sem perder o
ritmo!
Desafio nº 4: Agora o desafio é grande! Conte em voz alta os
passos que estão grifados, bata palmas nos passos em azul e bata nas
coxas nos passos que estão em vermelho, tudo por 3 vezes.
Você conseguiu fazer os quatro desafios? Chame algum familiar pra
ver se ele também consegue fazer com você! A atividade vai ficando
mais fácil se você persistir e treinar.
Você também pode escrever os seus próprios desafios e praticar
bastante. Perceba que, se você fizer os passos no ritmo de uma
música, vira quase uma dança e você pode cantar ou batucar algo
enquanto faz os passos. Mexa seu corpo, trabalhe o ritmo, faça
música e se divirta!
Respostas das perguntas iniciais.
- O pé!
- O ser humano, que engatinha quando é bebê, anda com os dois pés quando cresce e usa a bengala quando é idoso. (Aqui foi feita uma metáfora, que é quando usamos uma palavra no lugar de outra, meio como uma comparação, com coisas que têm alguma semelhança. Neste caso, as mãos do bebê e a bengala do idoso foram pensados como os pés).
- O piolho, os pés dele andam nas nossas cabeças.
- Essa é fácil, o nosso Saci!
- O curupira, que deixa suas pegadas ao contrário, para despistar os caçadores na floresta.
Proposta 4
PÉS, PULSO, CONTRATEMPO
Vídeo: https://youtu.be/dPuu_0G-fD8
Proposta 5
Leia
ou assista ao mito de Atalanta
Depois
de ler o texto ou assistir ao vídeo responda:
1°
Crie um personagem para ser criado pelos ursos junto com Atalanta. E
faça ele na atividade em que ele seria o melhor.
2°
Na história Melânico derruba maçãs de ouro, qual fruta você
gostaria que fosse feita de ouro? Desenhe elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário