segunda-feira, 4 de maio de 2020

6. Tema: Pés

Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem! 



==========



Proposta 1

PÉ 
Vamos começar... olhando o nosso pé? 
Peque uma folha e faça o contorno do seu pé e deixe reservado para daqui a pouco.  


                  
Agora que vocês olharam cuidadosamente para o pé, vamos começar cantando? 
https://www.letras.mus.br/palavra-cantada/447929/

Vocês viram? A gente usa a palavra pé para um monte de significados.... 
Aí fiquei pensando que se não fosse um pé de PAU BRASIL talvez a gente não estivesse por aqui, vc sabia?
A Regina Casé vai contar essa história pra gente...
https://www.youtube.com/watch?v=dL-8aeITous&t=24s

Nossa quanta coisa legal!!!! E... a gente pode brincar?
Quem aqui já brincou de amarelinha? Achei uma amarelinha bem diferente das que a gente está acostumada a brincar, vamos tentar?
https://territoriodobrincar.com.br/videos/territorio-do-brincar-serie-minidocs-amarelinha-sao-goncalo-do-rio-das-pedras-mg/

E de elástico? Vcs sabem brincar?
https://territoriodobrincar.com.br/videos/territorio-do-brincar-serie-minidocs-brincadeira-de-elastico-acupe-ba/

Agora é  com música... olha que legal!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=I--gmceH_Js

Bjos

MC









Proposta 2

Desafio de descobrir objetos com os pés

Nossos pés são responsáveis por nos levar onde queremos ou precisamos ir, mas eles também sentem diferentes texturas, temperaturas, formatos através do TATO – um dos nossos cinco sentidos. Mas espera, você sabe quais são os nossos cinco sentidos?
Ao longo da atividade você vai ver pistas dos cinco sentidos, vamos ver se você descobre?
Bom, voltando aos nossos pés, nessa atividade o desafio é descobrir quais são os objetos através do TATO, utilizando apenas os pés.
É um jogo divertido que pode virar uma animada competição em família!
Para isso você vai precisar de uma venda (pode ser um lenço, um pano ou até mesmo uma blusa para tampar os olhos de quem vai jogar, de um lençol ou toalha para cobrir os objetos e de vários objetos diferentes que você tenha na sua casa.

Etapa 1: separe alguns objetos e cubra todos eles com o lençol ou toalha – é muito importante que o jogador não veja quais são os objetos antes do desafio.
Etapa 2: coloque a venda nos olhos do jogador e certifique-se que ele não está olhando!
Etapa 3: coloque os objetos próximos aos pés do jogador e peça que ele toque apenas com os pés – será que ele vai descobrir o que é? Para ficar mais animado, vocês podem determinar um tempo máximo para o jogador tentar descobrir e quando o tempo acabar o jogador pode ouvir um som (uma palma ou alguém falando “tempo encerrado”, por exemplo).
Se vocês quiserem transformar o jogo numa competição é só cada jogador ou equipe selecionar uma quantidade igual de objetos sem que o oponente saiba quais são os objetos escolhidos.
Quem vai sentir o gostinho da vitória, hein? Sinto cheiro de animação no ar!
Se quiser ver uma família jogando é só acessar esse link: https://www.youtube.com/watch?v=uOqEEmH79Uk&feature=youtu.be

E aí, descobriu quais são cinco sentidos?
AUDIÇÃO, GUSTAÇÃO, OLFATO, TATO E VISÃO


Amarelinha Maluca
Essa é uma atividade que vai unir mãos e pés!
Abra espaço na casa e aproveite para trabalhar a coordenação motora!
Desenhe mãos e pés em folhas ou com giz no quintal formando combinações, depois é só juntar a família e ver quem consegue realizar o desafio sem errar!
Para apreender montar e jogar, assista o vídeo!

Jogo do Tum Pá
E que tal fazer uma percussão usando pés e mãos? Vamos criar uma música batendo os pés no chão e usando várias partes do corpo?
Tum é bater o pé, pá é palma, mas esse é só começo...
Assista o vídeo e aprenda com os Barbatuques!

Pro Adriana







Proposta 3

Para aquecer, um teste dos seus conhecimentos

  1. O que é o que é, que anda deitado e dorme em pé?
  2. O que é o que é, que quando criancinha anda com quatro pés, quando criança grande e adulto anda com dois pés e quando idoso anda com três pés?
  3. O que é, o que é, que anda com os pés na cabeça?
  4. Você sabe qual o personagem do nosso folclore que tem apenas um pé?
  5. E qual outro personagem famoso do nosso folclore tem os dois pés virados para trás?

Difíceis as perguntas? As respostas estão lá embaixo....

Aprendendo música com O Passo!
Como você anda? Levando a pergunta ao “pé da letra”, andamos com nossos pés e eles nos levam aonde queremos ir. E nosso andar é feito com REGULARIDADE, ou seja, nossos passos precisam ter o mesmo tamanho e tempo de execução. E todos nós exercitamos de forma instintiva nosso ritmo de andar.
Essa mesma regularidade encontramos na música! O ritmo de uma música é baseado no pulso, que também precisa ser regular. Partindo dessa ideia surgiu o método O Passo (se tiver curiosidade, dá uma olhada sobre ele aqui!). Nesse método, basicamente contamos com os nossos pés a batida ou o ritmo da música e depois podemos bater palmas, cantar ou tocar algum instrumento enquanto fazemos os passos com os pés. A ideia é que a gente sinta a música no nosso corpo e ajude a fazer música!
Vamos tentar fazer um exercício usando a ideia d’O Passo?!
Vamos fazer uma batida simples e bem comum que tem 4 passos. Sigua os pezinhos abaixo. Perceba que o pé direito vai fazer o passo 1 para frente e o 3 para trás, e o pé esquerdo faz o passo 2 para frente e o 4 para trás. Aqui tem um vídeo com o criador do método fazendo essa batida com 4 passos. Ajuda se você contar em voz alta enquanto faz os passos: 1… 2… 3… 4.... O passo pode ser curtinho e lento. O mais importante é a regularidade do movimento. Ache seu ritmo!



Agora, vamos aumentar o desafio!
Desafio nº 1: Bata palmas enquanto faz os passos que estão em azul. Repita a sequência 2 vezes.


Desafio nº 2: Bata as mãos nas coxas enquanto faz os passos que estão em vermelho. Repita a sequência 3 vezes.


Desafio nº 3: Agora, sem a ajuda das figuras e com mais variações! Conte em voz alta apenas os passos que estão grifados. Os que não estão grifados você segue normal, mas contando de cabeça apenas. Faça tudo na sequência por 3 vezes, sem perder o ritmo!



Desafio nº 4: Agora o desafio é grande! Conte em voz alta os passos que estão grifados, bata palmas nos passos em azul e bata nas coxas nos passos que estão em vermelho, tudo por 3 vezes.


Você conseguiu fazer os quatro desafios? Chame algum familiar pra ver se ele também consegue fazer com você! A atividade vai ficando mais fácil se você persistir e treinar.
Você também pode escrever os seus próprios desafios e praticar bastante. Perceba que, se você fizer os passos no ritmo de uma música, vira quase uma dança e você pode cantar ou batucar algo enquanto faz os passos. Mexa seu corpo, trabalhe o ritmo, faça música e se divirta!

Respostas das perguntas iniciais.
  1. O pé!
  2. O ser humano, que engatinha quando é bebê, anda com os dois pés quando cresce e usa a bengala quando é idoso. (Aqui foi feita uma metáfora, que é quando usamos uma palavra no lugar de outra, meio como uma comparação, com coisas que têm alguma semelhança. Neste caso, as mãos do bebê e a bengala do idoso foram pensados como os pés).
  3. O piolho, os pés dele andam nas nossas cabeças.
  4. Essa é fácil, o nosso Saci!
  5. O curupira, que deixa suas pegadas ao contrário, para despistar os caçadores na floresta.






Proposta 4



PÉS, PULSO, CONTRATEMPO







Proposta 5

Leia ou assista ao mito de Atalanta





Depois de ler o texto ou assistir ao vídeo responda:

1° Crie um personagem para ser criado pelos ursos junto com Atalanta. E faça ele na atividade em que ele seria o melhor.

2° Na história Melânico derruba maçãs de ouro, qual fruta você gostaria que fosse feita de ouro? Desenhe elas. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário