segunda-feira, 27 de abril de 2020

5. Tema: Quarto

Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem! 



==========



Tema: Quarto





Proposta 1

O quarto é um lugar onde podemos descansar e relaxar.
Você sabia que existe uma prática corporal muito antiga que também faz com que nos sintamos descansados e relaxados? É a yoga.
O vídeo abaixo nos convida a praticar yoga a partir da história “O pequeno yogue que encarou o monstro”. Ela fala sobre como o menino José enfrentou o medo do monstro que estava embaixo de sua cama. Ou será um dragão? Ou um alienígena?
Assista à história e boa prática!


Milena





Proposta 2



O que o sonho traz?

Você já passou por um momento em que tentou explicar o sonho que teve, mas não conseguiu lembrar de nada? Pois é, nosso cérebro rapidamente vai perdendo os detalhes, até que não sobrar mais nada pra contar. Porém, existem modos de capturar e guardar pedaços dos sonhos, talvez até o sonho inteiro.
Primeiramente, vamos saber exatamente o que o sonho é. Ele tem muitos significados pelo mundo. Por exemplo, alguns acreditam que seja visões divinas, uma viagem astral do espírito, premonição etc. Mas o que a ciência acredita que seja o sonho?
A ciência fala que o sonho é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Tendo até teorias que afirmam que são nossos desejos oprimidos, como diz Freud, o pai da psicanálise.
Mas como capturar essa experiência?
É preciso deixar tudo preparado antes de dormir. Deixe um caderno de escrever com lápis (podem ter lápis coloridos) do lado da sua cama e se prepare para sonhar. Se tiver sonhado, assim que acordar, pegue os itens que deixou do lado e comece a captura.
A captura pode ser feita de diversas formas, porém vamos fazer de um jeito que você possa contar seu sonho sem perdê-lo totalmente.

Opção 1: ESCREVA tudo que lembrar, tentando obedecer a ordem de acontecimento. A escrita pode ser em qualquer formato que for melhor para sua captura.

Opção 2: DESENHE!! Comece a desenhar as coisas que você viveu no sonho, não se limite. Se precisar, faça mais de um desenho.

Depois disso, vem uma das melhores partes, CONTAR O SONHO!!! Para fazer uma contação de sonho, leve seu caderno com a história escrita ou desenhada e compartilhe com quem estiver na sua casa. 

Você pode fazer isso todas as noites que tiver sonhado, pois com a prática, você vai lembrar cada vez mais dos seus sonhos.

Lucas





Proposta 3

Hoje a atividade será bem PRÁTICA!!! Mãos a obra....
A proposta é você fazer um quarto de brinquedo!!! Vamos lá?
Você sabe o que é uma maquete? Trata-se de uma representação (completa ou parcial), em escala reduzida, de uma cidade, obra, objeto ou estrutura.

Pra começar, você precisa tirar as tampas da caixa.  Depois, desenhe as janelas e a porta na caixa maior e peça para que algum adulto o (a) ajude a recortar essas partes. Pode ser de muitas maneiras: As janelas podem abrir e fechar, ou pode simplesmente removê-las.
Logo a seguir, pinte ou cole papel colorido nos lados da caixa ou paredes do quarto de brinquedo.

Enquanto seca, você pode construir a cama, cadeiras, espelho, cortinas tudo o que seu boneco preferido gosta ou vai precisar. Vou colocar algumas sugestões abaixo.
        
Quando terminar as peças todas: Armário, cama, criado mudo, banco quadros, cortinas etc coloque e organize bem o quartinho e pegue os seus bonecos e comece a brincar....
Eu adorava fazer as casinhas dos meus bonecos e bonecas... Fiquei pensando..... Como seria o quarto de um Homem Aranha? E de um Pokemon? E de seu boneco favorito?....
Boa Brincadeira!!! Saudades




Maria Claudia







Proposta 4

Você já ouviu falar no famoso pintor holandês Vincent Van Gogh? Um dos quadros mais famosos dele são uma sequência de três quadros onde ele pintou o seu quarto. A série das obras se chama "Quarto em Arles", que é o nome da cidade onde ele morava na França.

Neste período de quarentena estamos em casa e, em grande parte do tempo, provavelmente no quarto. Se inspire em Van Gogh e desenhe e pinte o seu quarto numa folha sulfite. Depois de um dia faça outro desenho e veja como sai agora. Pra terminar o exercício, depois de outro dia faça um terceiro desenho.

Você pode variar o ângulo e as cores e reinventar um novo quarto ou uma nova forma de ver o seu quarto.



Marília








Proposta 5

APLICONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Alguém já contou uma história para você antes de dormir? Um adulto, um irmão mais velho, talvez… (Se isso ainda não aconteceu, peça pra alguém que é muito legal)

Por outro lado, você já contou uma história? Às vezes contar uma história é muito mais divertido do que ouvi-la.

Essa será a proposta!
Prepare uma história para contar para as pessoas que estão na sua casa com alguém. Mas não se prenda só em ler, crie efeitos que tornem a história mais interativa.

Você pode pedir para alguém ler a história enquanto você completa com alguns elementos que deixem a história mais interessante:
  • Use objetos para representar elementos da sua história. Se a história que você escolher se passar em um dia frio, por exemplo, você pode representar usando um casaco quentinho ou se enrolando em um cobertor. Veja o que tem em casa que combine com a história.
  • Crie efeitos sonoros para a sua história! Para representar a chuva, você pode chacoalhar um pedaço de plástico. Se for uma história de terror, você pode usar sapatos para representar passos de uma pessoa.

Primeiro leia a história e separe as ideias que você teve. É legal juntar os objetos separados em uma mochila, ou você pode cobri-los com um lençol, assim os elementos serão uma surpresa.
Depois, ensaie algumas vezes com os efeitos sonoros.
E por fim, é só contar! Dessa vez você que vai ler histórias antes de dormir para os seus familiares!

Mari Kondo























Nenhum comentário:

Postar um comentário