segunda-feira, 6 de abril de 2020

3. Tema: Cozinha

Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem! 



==========





Proposta 1

Você sabia que desenho tem o sabor?
Para realizar essa proposta, é recomendável a presença de um responsável. É preciso também de três folhas (pode ser de caderno) e um lápis ou uma caneta para os desenhos.
Comece cobrindo os olhos com alguma venda. Enquanto isso, o 
seu responsável deve ter separado 3 itens comestíveis para a experiência saborosa. 
Coma algum dos itens, tentando adivinhar o que é. É importante que assim que comer, pegue uma folha e desenhe o que você sentiu. O objetivo é capturar essa sensação com um desenho. 




Proposta 2

A luz está em casa!
Existem muitas cores. Existem muitas formas. Existem muitos tipos de iluminação. Que tipo de luz a sua casa produz?
Os utensílios para esse jogo só podem ser encontrados na cozinha e é necessário uma fonte de luz, que pode ser: uma lanterna, o flash do celular, vela etc.
Experimente vários utensílios como molde para as formas que você achar interessante. Use esses moldes para montar cenários e/ou pinturas.
Apague as luzes e coloque a fonte de luz atrás do utensílios, de forma que possa colocar a projeção em qualquer parte de sua casa.
Se puder, tire fotos e compartilhe suas luzes!!






Proposta 3



Ola, tudo bem? Espero que sim. Hoje, nosso tema é COZINHA. Uau!!! Mas...o que tem de comum com Música?
Desde muito pequenos ouvimos músicas de gostosuras que vem da cozinha... quem não  lembra de uma música em que o tema é uma gostosura? Eu lembrei dessa...Pirulito que bate bate.... olha que arranjo legal!!!
https://www.youtube.com/watch?v=rPot_p_v_do

Pensando bem...Tem muita música que pratos brasileiros são os protagonistas. Feijoada, quem gosta? Esse prato é típico de que estado do Brasil? Será que tem música para ela? Se quiser, nesse texto você vai encontrar a resposta https://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-feijoada.htm, agora assista esse vídeo e veja se feijoada, dá música ? https://www.youtube.com/watch?v=bTM0m9LPLgg

E vatapá, vocês já comeram? Sentiram o seu aroma? Sabem de onde vem? Veja esse site de culinária o que diz https://culinariademainha.wordpress.com/2018/05/03/

Tem muita música que traz essa delícia de sabores e aromas desse prato, o Vatapá. E tem muita música que fala dele... Escolha pelo menos duas para ouvir e dançar:


Quanta comida gostosa!!!!
Vocês viram quantos gêneros musicais diferentes falam dessas gostosuras da nossa terra....
Agora vou mostra um grupo musical que usa dos utensílios da cozinha para fazer a sua música. Olha que legal!!! Stomp https://www.youtube.com/watch?v=XXD76CSpfc0&t=4s

Eles procuram nos utensílios de cozinha timbres diferentes, vocês sabem o que são TIMBRES? Timbre é a característica peculiar de cada som. Cada som é produzido por ondas sonoras que apresentam formatos característicos, pois dependem do material que produziu o som. Esses formatos de onda sonoras é que define o timbre do som. Então, o timbre é o que diferencia dois sons de uma mesma nota musical. Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou na flauta. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.

Mas para se fazer musica também é muito importante ter o Silêncio.... Assista esse episódio do Castelo Ratimbum que fala sobre silêncio.

Agora, peça para sua família ajudar a procurar materiais diferentes de cozinha: plástico, papelão, madeira, metais , grãos ( feijão, milho, arroz) e descubra as sonoridades desses materiais. Produza seus instrumentos e produza a sua música organizando os sons. Faça com os seus pais. Divirtam-se. 





Proposta 4

Assista ao documentário Céu da Boca, sobre o livro do mesmo nome que conta histórias de refeições na infância. O livro reúne vários escritores famosos como Ruth rocha, Ignácio de Loyola Brandão e Moacyr Scliar.
https://www.youtube.com/watch?v=rbDi4OGioUk


Arte para comer
Agora vamos fazer uma atividade muito gostosa! Junte alguns alimentos como alface, tomate, pepino, beterraba, cenoura ou frutas como banana, mamão, maçã uva, melão e etc. que tiver em casa. A partir de exemplos mostrados aqui use a imaginação para fazer o seu prato de arte.

Lembre-se que deve lavar bem frutas e legumes em água corrente e pedir a ajuda de um adulto para cortar os alimentos.






Proposta 5
Tirando um som na cozinha


Você sabia que um copo com água pode emitir uma nota musical? E dependendo da quantidade de água no copo, podemos ter diferentes notas?

Pegue uns 5 ou 6 copos iguais (melhor se forem de vidro, então peça a ajuda para um adulto. Você pode usar também potes ou garrafas de vidro). Coloque água neles, mas em cada um, uma quantidade diferente e em ordem (um bem cheio, depois mais ou menos cheio, depois na metade, depois mais vazio e assim vai). Bata neles com uma colher e ouça o som que ressoa de cada um. Você tem quase um xilofone na sua casa! Se você sabe as notas, tente tocar alguma melodia!  Veja mais sobre essa ideia neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0l5juORZhm





Proposta 6
A cozinha da música

Quando utilizamos essa expressão, a primeira coisa que vem na cabeça é um grupo de amigos tocando na cozinha ou algo assim. 
Mas você sabia que na Música nós utilizamos essa expressão pra falar de um certo grupo de instrumentos?
Numa banda, a “cozinha” é um termo utilizado para se referir a bateria, ao contrabaixo ou a todos os instrumentos de percussão de uma orquestra. Estes são os instrumentos mais graves e/ou que dão a base pra música acontecer. 

Os principais instrumentos de percussão são: tímpanos (timbales); bombo; caixa; pratos; xilofone; celesta; castanholas; gongo (tantã) maracas; triângulo…
Você conhece todos? Quais são seus preferidos?
E então, o que será que realmente significa “batuque na cozinha”?

Repare “nas cozinhas” da música! As vezes ela passa despercebida, mas no fim, todos sabemos que a cozinha pode garantir a casa inteira!

https://youtu.be/CDVh3W79izY (um batuque na cozinha em todos os sentidos)

Mari Kondo




Proposta 7

Olá, queridos e queridas, que bom poder mandar uma atividade bem gostosa e divertida para vocês!!!
O tema dessa semana é Cozinha, lugar muito visitado por todos principalmente nesses dias em que estamos todos em casa nos resguardando.
A cozinha, para alguns adultos é um lugar muito querido, por isso vamos tomar cuidado com a bagunça!!
Para essa atividade convide todas as pessoas que estão aí com você e junto com um responsável pegue um COPO PLÁSTICO para cada participante e em uma mesa fiquem numa distância que seja possível passar o copo para a pessoa que estiver ao seu lado, nada de ficar grudadinho em ninguém nesse momento!
Dica: Depois de aprendido as batidas vá trocando entre vocês quem rege a batucada dos copos!! E se possível crie outros jeitos de incrementar essa gostosa brincadeira.


Bom divertimento!!! Se conseguir registrar esse momento manda para a gente =)




Proposta 8

Vocês já observaram a variedade de embalagens que existe na cozinha? Muitas delas são descartadas após o consumo dos alimentos, mas existem formas de reutilizá-las.
Você já experimentou construir um brinquedo com esses materiais?
Veja algumas ideias:




A.Utilizando garrafas plásticas:




B. Utilizando latas:



C. Utilizando caixa de ovos:



A partir desses materiais, você também pode criar muitos outros brinquedos!
Solte sua imaginação e boa brincadeira!

Milena




Proposta 9

Olá estudante, 
a cozinha é parte essencial e muito saborosa da casa. Nesse local, preparamos café, almoço, janta, sobremesas etc. Nas artes plásticas e na pintura, o gênero natureza-morta compreende o desenho e pintura de diversos elementos organizados pelo artista (muitas vezes usando frutas bem coloridas!).
Pensando nisso, nosso exercício será realizar desenhos de uma composição de natureza-morta. Veja como fazer: 1) preparar uma composição com frutas e outros objetos da cozinha sobre uma mesa; 2) escolher o melhor ângulo e luz para o seu desenho; e 3) realizar dois desenhos de observação do seu conjunto de frutas.



Estêvão Silva, Natureza-morta, RJ, 1888. 



Georges Braque, Natureza-morta com clarineta, França, 1927.

Marcelo









Seguem trabalhos realizados pelos estudantes e famílias!!!


Desafio dos Copos - Quarentenahttps://www.youtube.com/watch?v=ZIG1pzIDXwA&











Nenhum comentário:

Postar um comentário