Olá,
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série).
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem!
==========
Proposta 1
Como fazer animais com
as mãos?
Já pensou em ter
sombras como personagens?
Talvez você já tenha
até brincado de sombra com as suas próprias mãos. Para isso é
preciso de um ambiente escuro e uma lanterna ou flash de celular.
Peça para alguém
segurar para você, ou coloque de um jeito que fique imóvel. Veja
alguns exemplos de animais que você pode fazer:
Dê uma olhada nessas
imagens!
Assista também o
vídeo:
Você pode dar nomes,
inventar histórias e descobrir novas formas de sombras.
Proposta 2
As mãos que acenam,
cutucam, cozinham, fazem massagem, arrumam a cama, são lavadas
várias vezes ao dia, entre tantas outras ações, também são
capazes de fazer muitas brincadeiras.
Cinco Marias, figuras
de barbante, brincadeiras de palmas, cama de gato... Você conhece
essas brincadeiras?
Essas brincadeiras são
bem antigas e podem ser brincadas de diferentes formas. Então, caso
você não conheça, pergunte para as pessoas que moram com você se
elas conhecem essas ou outras brincadeiras com as mãos e se topariam
te ensinar.
Se ninguém souber, os
vídeos abaixo podem te ajudar a conhecer essas brincadeiras:
Cinco Marias -
https://www.youtube.com/watch?v=7lWCfZsGcHA
Figuras de barbante -
https://www.youtube.com/watch?v=JR1r58kKJ3g
Brincadeiras de palmas
- https://www.youtube.com/watch?v=JzIlQDmoUUM
Cama de gato -
https://www.youtube.com/watch?v=WPG3bHakrxg
Você consegue lembrar
mais alguma brincadeira com as mãos?
Proposta 3
Essa
figura, te lembra algo?
Sim, é o
símbolo da nossa escola: marca de mãos de tinta!
Nossas
mãos! São parte fundamental do nosso corpo. Elas têm a utilidade
básica de podermos pegar as coisas, nos cuidarmos, tocar
instrumentos, fazer desenhos e pinturas, escrever…!
Mas
nossas mãos são também instrumentos em si próprias para nos
comunicarmos! Experimente falar com as mãos amarradas… É muito
estranho, pois ao falarmos também gesticulamos (uns mais, outros
menos) e complementamos nossa expressão. Há ainda pessoas que
possuem alguma deficiência nas mãos ou não possuem uma ou as duas,
e aí acabam se adaptando e aprendendo e criando outras formas de
“manusear” as coisas.
Pensando
em outras formas de COMUNICAÇÃO e EXPRESSÃO, podemos lembrar das
formas como pessoas com deficiência auditiva ou visual se comunicam.
As mãos podem ser os “olhos” de deficientes visuais e o “ouvido”
e a “boca” de deficientes auditivos.
Você
conhece o sistema braille e a Libras (linguagem brasileira de
sinais)?
Saiba
mais sobre eles:
História
de Louis Braille, o criador do método de escrita que leva o seu nome
Como
funciona o sistema braille
Vídeo da
pequena Sophia, deficiente visual
Fundamentos
das Libras
Música
“Aquarela” do Toquinho cantada em Libras
Desafio
Para explorarmos um
pouco mais o universo deste nosso tema das mãos, o desafio agora é
que você escreva o seu nome utilizando o sistema de braille e a
linguagem da Libras!
Você pode desenhar as
bolinhas do sistema de braille (um para cada letra). Para as libras,
faça com suas mãos (se puder, tire uma foto de cada letra).
Segue abaixo um resumo
de todo o alfabeto nos dois sistemas.
Proposta 4
Criando
personagens com as mãos!
As
mãos são um grande desafio na hora de desenhar. Muitos alunos
acabam até não desenhando elas por causa disso.
Mas
você já pensou em fazer uma escultura/desenho na sua própria mão?
Através
das várias posições das suas mãos, é possível criar formas
muito diferentes, e até mesmo permite a criação de personagens!
Como por exemplo, animais!
Existem
duas maneiras de fazer isso:
- Ache formatos interessantes na combinação de duas ou mais mãos (pode pedir a ajuda de alguém). Daí pinte essas mãos (com tinta guache), desenhando olhos, orelhas e afins para a criação de algum animal ou personagem! É possível utilizar também pedras e outros objetos para fazer os olhos! Use sua imaginação!
Depois
é só tirar uma foto do resultado!
Dê
um nome pro seu personagem e crie alguma história para ele!
Não
esqueça de enviar a foto do personagem e a história que você
inventou!
Fique
bem!!!
Andressa
Santos Menezes da Silva
Proposta 5
Você
sabia que há alguns mitos que tratam das mãos? Leia o mito do Rei
Midas.
Agora assista as contações desse mesmo Mito....
Depois de
ler e assistir os textos, o que você pensa sobre isso: se o poder
dele vinha das mãos por que a história se chama as orelhas de
midas?
E se você
pudesse ter um poder mágico como o de Midas, qual seria?
Legal...faça
um desenho seu usando esse poder.
Um abraço,
Thiago Jesus Correa
Proposta 6
Mãos... será que é possível fazer musica sem instrumentos
musicais? E a voz humana? E quando cantamos “Parabéns a Você”,
como fazemos o acompanhamento?
PALMAS!!!! Cante uma vez o “Parabéns” com as palmas e depois
cante sem as palmas... Sentiu a diferença?
Nosso corpo é e pode ser um instrumento Musical? SIMMM
Olha que legal o que o grupo Barbatuques faz...
A música é composta de 3 elementos: a melodia, o ritmo e a harmonia
Vamos
falar mais de Ritmo. Ritmo (do
grego rhuthmós -
movimento regular) caracteriza por aquilo que flui, que se move, um
movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa
existência.
A
música
é feita dentro de um parâmetro temporal e o que controla a sucessão
de sons dentro do tempo é o
ritmo.
O ritmo é a marcação do tempo de toda música. Ele nos fornece o compasso em que se deve trabalhar toda a parte de harmonia e melodia.
O ritmo é a marcação do tempo de toda música. Ele nos fornece o compasso em que se deve trabalhar toda a parte de harmonia e melodia.
As palmas servem muitas vezes para marcar o PULSO ( a gente falou
disso em algumas propostas atrás) e é parte integrante do RITMO.
Há muitas maneiras de bater palmas vamos ver e fazer junto?
Agora é com vc!!! Chame a sua família para ficar mais divertido
- Explorem várias formas de bater as mãos;
- Cada um deverá inventar uma sequencia explorando essas diversas formas de bater as mãos. Depois de inventar, façam uma roda em família e cada um apresenta a sua sequencia. Logo após, improvisem cada um por vez, em sequencia, e passe para o outro;
- Agora classifiquem as batidas das palmas, das mais graves as mais agudas. Vamos tentar, representar a chuva?
Comecem com as palmas mas agudas e fracas e terminem com as palmas
mais graves. Segue um vídeo para ajuda-los
Outras musicas e vídeos que falam sobre Mãos que são muito
legais!!!!
Castelo Ratimbum –Palavra cantada - Lava Mão
Vila Sésamo
Busby (Anna Henckel - 1997)
Maria Cláudia
Proposta 7
E se nossos dedos virassem personagens?
Será que você conhece a Dedolândia do Castelo Rá Tim Bum?
Os personagens desse quadro do Castelo são dedoches, ou seja, fantoches manipulados pelos dedos.
Mas.... Como fazer um dedoche????
Existem muitas técnicas para a produção de dedoches: eles podem ser feitos de tecido, de feltro ou até mesmo de papel.
Você pode criar os dedoches com o material que tiver disponível em casa.
Para te ajudar apresento alguns vídeos com técnicas simples e material bem acessível:
Sugestão 1 - https://www.youtube.com/watch? v=P93PyO-AAO0
A menina que faz o vídeo produz uma personagem boneca, mas você pode usar a sua criatividade e montar outros tipos de personagens.
Sugestão 2 - https://www.youtube.com/watch? v=Q9jPZpZcVZ8
A técnica envolve dobradura e desenho e dá pra fazer dedoche de vários tipos.
Além desses vídeos há muitos outros na internet.
Seguem algumas fotos para inspirar você:
Adriana Oliveira
Seguem os trabalhos feitos pelos alunos!
Seguem os trabalhos feitos pelos alunos!
https://padlet.com/dsalete/hacwl16m138g1px9
Outra dica: nesse site há vários moldes que podem ajudar ou inspirar na realização dos dedoches:
ResponderExcluirhttps://www.espacoeducar.net/2018/07/muitos-moldes-de-dedoches-para-voce.html
Beijos Prof Adriana