segunda-feira, 13 de abril de 2020

4. Tema: Mãos

Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem! 



==========



Proposta 1


Como fazer animais com as mãos?

Já pensou em ter sombras como personagens?
Talvez você já tenha até brincado de sombra com as suas próprias mãos. Para isso é preciso de um ambiente escuro e uma lanterna ou flash de celular.
Peça para alguém segurar para você, ou coloque de um jeito que fique imóvel. Veja alguns exemplos de animais que você pode fazer:


Dê uma olhada nessas imagens!





Assista também o vídeo:


Você pode dar nomes, inventar histórias e descobrir novas formas de sombras.








Proposta 2


As mãos que acenam, cutucam, cozinham, fazem massagem, arrumam a cama, são lavadas várias vezes ao dia, entre tantas outras ações, também são capazes de fazer muitas brincadeiras.
Cinco Marias, figuras de barbante, brincadeiras de palmas, cama de gato... Você conhece essas brincadeiras?
Essas brincadeiras são bem antigas e podem ser brincadas de diferentes formas. Então, caso você não conheça, pergunte para as pessoas que moram com você se elas conhecem essas ou outras brincadeiras com as mãos e se topariam te ensinar.
Se ninguém souber, os vídeos abaixo podem te ajudar a conhecer essas brincadeiras:

Você consegue lembrar mais alguma brincadeira com as mãos?


Um abraço e boa brincadeira!







Proposta 3


Essa figura, te lembra algo?



Sim, é o símbolo da nossa escola: marca de mãos de tinta!

Nossas mãos! São parte fundamental do nosso corpo. Elas têm a utilidade básica de podermos pegar as coisas, nos cuidarmos, tocar instrumentos, fazer desenhos e pinturas, escrever…!

Mas nossas mãos são também instrumentos em si próprias para nos comunicarmos! Experimente falar com as mãos amarradas… É muito estranho, pois ao falarmos também gesticulamos (uns mais, outros menos) e complementamos nossa expressão. Há ainda pessoas que possuem alguma deficiência nas mãos ou não possuem uma ou as duas, e aí acabam se adaptando e aprendendo e criando outras formas de “manusear” as coisas.

Pensando em outras formas de COMUNICAÇÃO e EXPRESSÃO, podemos lembrar das formas como pessoas com deficiência auditiva ou visual se comunicam. As mãos podem ser os “olhos” de deficientes visuais e o “ouvido” e a “boca” de deficientes auditivos.
Você conhece o sistema braille e a Libras (linguagem brasileira de sinais)?

Saiba mais sobre eles:
História de Louis Braille, o criador do método de escrita que leva o seu nome
Como funciona o sistema braille
Vídeo da pequena Sophia, deficiente visual
Fundamentos das Libras
Música “Aquarela” do Toquinho cantada em Libras


Desafio
Para explorarmos um pouco mais o universo deste nosso tema das mãos, o desafio agora é que você escreva o seu nome utilizando o sistema de braille e a linguagem da Libras!

Você pode desenhar as bolinhas do sistema de braille (um para cada letra). Para as libras, faça com suas mãos (se puder, tire uma foto de cada letra).


Segue abaixo um resumo de todo o alfabeto nos dois sistemas.  









Proposta 4


Criando personagens com as mãos!

As mãos são um grande desafio na hora de desenhar. Muitos alunos acabam até não desenhando elas por causa disso.
Mas você já pensou em fazer uma escultura/desenho na sua própria mão?
Através das várias posições das suas mãos, é possível criar formas muito diferentes, e até mesmo permite a criação de personagens! Como por exemplo, animais!
Existem duas maneiras de fazer isso:
  1. Ache formatos interessantes na combinação de duas ou mais mãos (pode pedir a ajuda de alguém). Daí pinte essas mãos (com tinta guache), desenhando olhos, orelhas e afins para a criação de algum animal ou personagem! É possível utilizar também pedras e outros objetos para fazer os olhos! Use sua imaginação!

Depois é só tirar uma foto do resultado! 




  1. Caso vocês não tenham tinta em casa, ou seja alérgico a ela, você pode tirar uma foto das suas mãos no formato escolhido, e a partir de um aplicativo simples de edição de imagens, desenhar o personagem.
Dê um nome pro seu personagem e crie alguma história para ele!
Não esqueça de enviar a foto do personagem e a história que você inventou!
Fique bem!!!

Andressa Santos Menezes da Silva




Proposta 5


Você sabia que há alguns mitos que tratam das mãos? Leia o mito do Rei Midas.



Agora assista as contações desse mesmo Mito....

Depois de ler e assistir os textos, o que você pensa sobre isso: se o poder dele vinha das mãos por que a história se chama as orelhas de midas?
E se você pudesse ter um poder mágico como o de Midas, qual seria?
Legal...faça um desenho seu usando esse poder.
Um abraço,
Thiago Jesus Correa 





Proposta 6


Mãos... será que é possível fazer musica sem instrumentos musicais? E a voz humana? E quando cantamos “Parabéns a Você”, como fazemos o acompanhamento?
PALMAS!!!! Cante uma vez o “Parabéns” com as palmas e depois cante sem as palmas... Sentiu a diferença?
Nosso corpo é e pode ser um instrumento Musical? SIMMM
Olha que legal o que o grupo Barbatuques faz...

A música é composta de 3 elementos: a melodia, o ritmo e a harmonia
Vamos falar mais de Ritmo. Ritmo (do grego rhuthmós - movimento regular) caracteriza por aquilo que flui, que se move, um movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa existência.
A música é feita dentro de um parâmetro temporal e o que controla a sucessão de sons dentro do tempo é o ritmo.
O ritmo é a marcação do tempo de toda música. Ele nos fornece o compasso em que se deve trabalhar toda a parte de harmonia e melodia.
As palmas servem muitas vezes para marcar o PULSO ( a gente falou disso em algumas propostas atrás) e é parte integrante do RITMO.
Há muitas maneiras de bater palmas vamos ver e fazer junto?
Agora é com vc!!! Chame a sua família para ficar mais divertido

  1. Explorem várias formas de bater as mãos;
  2. Cada um deverá inventar uma sequencia explorando essas diversas formas de bater as mãos. Depois de inventar, façam uma roda em família e cada um apresenta a sua sequencia. Logo após, improvisem cada um por vez, em sequencia, e passe para o outro;
  3. Agora classifiquem as batidas das palmas, das mais graves as mais agudas. Vamos tentar, representar a chuva?
Comecem com as palmas mas agudas e fracas e terminem com as palmas mais graves. Segue um vídeo para ajuda-los

Outras musicas e vídeos que falam sobre Mãos que são muito legais!!!!

Castelo Ratimbum –Palavra cantada - Lava Mão


Vila Sésamo


Busby (Anna Henckel - 1997) 

Maria Cláudia





Proposta 7

E se nossos dedos virassem personagens?

Será que você conhece a Dedolândia do Castelo Rá Tim Bum?
Os personagens desse quadro do Castelo são dedoches, ou seja, fantoches manipulados pelos dedos.

Mas.... Como fazer um dedoche????
Existem muitas técnicas para a produção de dedoches: eles podem ser feitos de tecido, de feltro ou até mesmo de papel.
Você pode criar os dedoches com o material que tiver disponível em casa.
Para te ajudar apresento alguns vídeos com técnicas simples e material bem acessível:

A menina que faz o vídeo produz uma personagem boneca, mas você pode usar a sua criatividade e montar outros tipos de personagens.

A técnica envolve dobradura e desenho e dá pra fazer dedoche de vários tipos.
Além desses vídeos há muitos outros na internet.
Seguem algumas fotos para inspirar você:





Adriana Oliveira






Seguem os trabalhos feitos pelos alunos!

Abaixo é possível ver os trabalhos realizados pelos estudantes e familiares do EF I da EAFEUSP a partir das propostas deste blog. Por favor, junto com os estudantes, pedimos para acrescentar legendas apropriadas para as atividades que vocês realizaram. Fique a vontade para comentar os trabalhos dos colegas também. Caso queira acrescentar ou pedir para retirar alguma imagem, basta escrever para o e-mail artemovimentoea@gmail.com . Aproveitem!

https://padlet.com/dsalete/hacwl16m138g1px9


Feito com Padlet


Um comentário:

  1. Outra dica: nesse site há vários moldes que podem ajudar ou inspirar na realização dos dedoches:

    https://www.espacoeducar.net/2018/07/muitos-moldes-de-dedoches-para-voce.html

    Beijos Prof Adriana

    ResponderExcluir