terça-feira, 15 de dezembro de 2020

29. Último do ano... Férias!!

 Olá!

Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.

Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Obs: Caso você acesse o blog pelo celular, vá ao final da página e clique em "Visualizar versão para web", pois na versão do celular, além de desconfigurar alguns trechos, os vídeos que postamos pelo You Tube não aparecem.

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!

=================================================================

Oi, pessoal! 😀
Como vocês estão?

Vamos chegando ao final deste ano letivo, em que vivemos várias experiências diferentes, esse blog foi uma delas. Esperamos que vocês tenham gostado, aprendido e se divertido com todas as atividades propostas aqui, que foram feitas com muito cuidado e carinho.
Como já é férias, encerramos aqui nossas postagens de 2020! E férias é aquele momento de descansar, passear, fazer coisas diferentes e se divertir né! Então preparamos uma lista de sugestões bem legais para esse momento! 


Aventure-se! Bora explorar?!


Os museus online nos dão a possibilidade de passear e conhecer formas de arte e cultura à distância. Neste link, você consegue explorar museus associados ao Instituto Brasileiro de Museus. É legal, porque dá para fazer visitas virtuais pelos espaços e acessar obras artísticas da cultura brasileira.

Uma das obras de Cândido Portinari ("Café"), que você pode descobrir passeando pelo Museu Nacional de Belas Artes.


Jogo de tabuleiro já é super divertido, né? Agora, imagine construir o seu próprio jogo! Neste site, você encontra algumas ideias para criar passatempos conhecidos, como dama, memória, jogo da velha. Mas também pode se inspirar para criar outros tabuleiros e inventar regras diferentes.



Se você montasse um livro, como seria? O que você escreveria? Ou seria uma história contada por imagens? Você usaria figuras inspiradoras ou desenharia coisas da sua imaginação? Essa plataforma é literalmente um livro em branco para você explorar todas as ideias criativas. Ao final, você pode publicar sua obra literária na galeria do site ou simplesmente baixá-la em seu computador/tablet/celular para compartilhar com quem você quiser.


O Festival Internacional de Cinema Infantil já acontece há 18 anos e reúne filmes para crianças. Neste ano de 2020, a programação foi toda online e, apesar de o festival ter acabado em novembro, várias obras ficam disponíveis gratuitamente. Há curtas e longas-metragens de animação, ficção e até documentários. Já prepara o balde da pipoca!




O que será que umx jovem como você está ouvindo no rádio agora na Nigéria? E na China? Com esse site, você viaja pelo mapa mundi sintonizando rádios de qualquer parte do planeta. Pode ser legal para conhecer músicas locais, ouvir idiomas diferentes, perceber a forma como são as programações de rádio pelo mundo afora. Esse é imperdível!



Bora viajar (com músicas, cores, animações…)!!

Flower Dance - Você já ouviu uma música folclórica do Camboja? Nesta animação, a música e o visual super lindo retratam o movimento das flores sobre um lago, como se fossem flores bailarinas. Vale a pena!

Abóbora como Instrumento Musical - E que tal fazer um instrumento musical em casa? E se esse instrumento fosse feito de comida? Comida?!? Pois é! Nesse vídeo, a gente vê que uma abóbora pode virar um instrumento de sopro! (Mas precisa pedir para alguém ajudar, tá bom?)

Orquestra Animal - De noite, quando os humanos não estão olhando, os animais aproveitam para… cantar! Confere essa ópera noturna aqui no link. (A animação é super bonita e super realista!).

Trem Musical de Lego - Olha que legal esse trilho de trem! Conforme o trem de Lego vai andando, a paisagem musical vai formando a música. 

Esquiando na montanha ouvindo música. Quer dizer...  Mais uma viajem musical! Esquiar numa música, será possível? Sim, e não precisa estar na neve! Olha aqui neste vídeo um aventureiro viajando pela música "Na gruta do Rei da Montanha", do compositor norueguês Edvard Grieg. Ele até perde o carrinho!! (Obs: se puder, ouça com fone de ouvido que fica mais legal!) 

Ilha Musical - Mais uma animação sonora, agora com seres diferentes de uma ilha musical! Não perde, não! É legal também porque os personagens são feitos de massinha e animados por uma técnica chamada stop motion, que fotografa quadro a quadro do filme. 

Orquestra de Um Homem Só - Você já ouviu alguma música que tenha sido feita todinha pela mesma pessoa? Olha esse moço aqui: além de tocar sozinho, a música ainda é feita com buzinas! Um desafio, hein. 

A Sortuda e O Azarado se encontraram - Jenkis é super azarado, tudo que ele faz parece que dá errado :( Já a Lou tem uma sorte gigante! O que será que acontece quando esses dois se juntam?

Caminho dos Gigantes - Olha essa animação brasileira, que incrível! O curta-metragem demorou 2 anos para ser produzido e foi finalizado em março de 2016. Conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que, em uma floresta de árvores gigantes, vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida. 



(Ah! Não tem lição nenhuma aqui, ok? É só para você se divertir mesmo!!)

Esperamos que gostem! Se você quiser compartilhar com a gente alguma coisa que tenha gostado da nossa lista, ficaremos muito felizes! E também, se quiser nos contar o que mais de legal você tem descoberto, feito ou visto nas férias, também será muito legal!

Então, mais do que nunca, divirtam-se!
Boas festas, pra você e toda sua família (com todo cuidado)! E até 2021! 😘🎄





Nenhum comentário:

Postar um comentário