Olá!
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série).
Obs: Caso você acesse o blog pelo celular, vá ao final da página e clique em "Visualizar versão para web", pois na versão do celular, além de desconfigurar alguns trechos, os vídeos que postamos pelo You Tube não aparecem.
Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!
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Oi crianças! 😀
Esperamos que estejam todos bem! Estamos chegando (já!) no finalzinho do nosso ano letivo! Todos na reta final, fechando atividades e ciclos…! Foi um ano bem diferente, esquisito, que não esqueceremos… Mas uma das coisas legais desse ano é o nosso querido Blog, que preparamos com muito carinho pra vocês!
O tema desta semana é o nosso país, o Brasil! Já passamos por suas 5 regiões neste último semestre, e exploramos as culturas indígenas e africanas que nos formaram, junto com a europeia. Foram várias descobertas de muitas coisas diferentes que existem pelo Brasil, não é mesmo?
Agora é hora de pensarmos naquilo que é de todos nós, do que nos faz brasileiras e brasileiros! Será que tem coisas que são iguais por todo o Brasil?
Sim! Temos uma história em comum, com desafios e conquistas, como nossa democracia e nossas leis. Também temos uma mistura única de tantas formas de falar, e pela palavra (oficialmente a língua portuguesa) no entendemos de norte a sul! Ah, por aqui todos nós comemos arroz e feijão, a mistura mais a cara do Brasil!
Proposta de atividade 1: desenhando os direitos das crianças no Brasil
Em 2020, o ECA completou 30 anos de existência. Mas, peraí… você sabe o que é o ECA? É o Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de leis feito para defender os direitos das crianças e jovens em todo o Brasil.
Para gente pensar o que são direitos, veja a seguir o curta-metragem O Fim do Recreio:
O Felipe, personagem principal, fica incomodado com o que?
E o que ele faz a partir disso?
Será que, a partir do filme, você saberia dizer o que é um direito?
Direitos são regras que garantem certos benefícios às pessoas ou grupo de pessoas. O primeiro direito que aparece no ECA, por exemplo, é que toda criança tem direito à vida e à saúde. Isso quer dizer que toda criança tem o direito de estar viva, que os adultos têm a obrigação de preservar e ser atendida por médicos, ter acesso a medicamentos, exames.
Aqui nessa cartilha abaixo, ao longo da história com a Turma da Mônica (clica na imagem para abrir), é possível encontrar os direitos previstos no ECA para todas as crianças e adolescentes que moram no Brasil. Você consegue identificá-los? Conforme você for lendo, escreva numa lista os direitos que for encontrando.
Clique para abrir a cartilha |
Agora, escolha um dos direitos da sua lista e faça um desenho sobre ele.
Ah! Não esquece de compartilhar seu desenho aqui com a gente!
Proposta 2: Poesias em Brasileirês
Em vez de Português nossa língua deveria se chamar “Brasileirês”, afinal de contas o Português que falamos é só do Brasil. Em Portugal e em outros países que foram colônia de Portugal, como nós, e que falam português também, eles falam de um jeito diferente. Apesar de que no Brasil também temos muitos sotaques, gírias e expressões bem diferentes também. Mas o legal é que, de um jeito ou de outro, nosso “Brasileirês” é parte de nossa identidade nacional.
Pela palavra conversamos, nos conhecemos e conhecemos o mundo ao nosso redor. E que legal é poder brincar com as palavras! Você já fez isso? Nesta atividade vamos ver algumas poesias, que são uma forma de brincar com as palavras, pensando seus sons, rimas, diferentes sentidos e coisas que só elas podem explicar. Veja algumas abaixo.
Poeminha do Contra
de Mário Quintana
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
O apanhador de desperdícios
de Manoel da Barros
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.
Convite
de José Paulo Paes
Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Rima, rima, rima
de Cintia Amorim
A panela de pressão
Chia, chia, chia, chia
O pintinho pequenino
Pia, pia, pia, pia
O gatinho bagunceiro
Mia, mia, mia, mia
A menina lendo o livro
Ria, ria, ria, ria
A viola apaixonada
Chora, chora, chora, chora
E a moça envergonhada
Cora, cora, cora, cora
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
de Otávio Roth
Passarinho na janela,
pijama de flanela,
brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado,
cheirinho de mato molhado,
disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã,
drops de hortelã,
grito do Tarzan.
Tirar a sorte no osso,
jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa,
pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume aceso na mão,
dias quentes de verão,
descer pelo corrimão.
Almoço de domingo,
revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim,
lacinho de cetim,
terminar o livro assim.
Arte e Movimento pelo Brasil
da bolsista de Arte da EA, Marília, especialmente pra vocês
Nosso Blog te levou numa viagem por todo o nosso Brasil!
Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste
(Vem cá! Você entende por que Mato Grosso do Sul não fica no Sul e Rio Grande do Norte não fica no Norte?)
Tanta coisa inusitada, diferente,
que a gente nem sabia que existia
Nosso país é enorme, um gigante,
mais parece um continente
Onde mais caberia São Paulo, o Rio Amazonas e até a Bahia?
Dancei samba de roda, maracatu, maculelê e boi bumbá
Aprendi mais sobre o saci, curupira, lobisomem e boitatá
Saímos do Butantã, fomos do Anhangabaú até Ubatuba
e chegamos no Paraná
Da capital federal, chegamos no Pantanal,
conhecemos Mané Cascaes e Lia de Itamaracá
Da cultura caiçara, dancei carimbó,
comendo açaí com guaraná
Também conheci a congada, os Kaingang, os Yanomamis
e fui até Cuiabá
Comi paçoca, mandioca,
fiz um mamulengo e uma boneca abayomi
Fiz um livro de cordel, poesia concreta
e pintei uma sucuri
Cantei como uma araruna, assobiei como um uirapuru
e falei Tupi Guarani
Pulei amarelinha, lutei Huka Huka,
conheci o cururu e o siriri
Que delícia de viagem,
tanta coisa eu aprendi
Tantos sotaques, tantos ritmos,
que me achei e me perdi
Tanto posso fazer por ele
e tanto mais por descobrir!
Agora, escolha uma das poesias (ou mais de uma) que mais te tocou. Escreva ou grave um áudio nos dizendo o porquê. O que achou mais legal? O que foi diferente? Algo te surpreendeu? Ah! Se quiser declamar a poesia no seu vídeo seria muito legal!
Bons estudos e tarefas de final de ano e divirtam-se!
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