quarta-feira, 25 de novembro de 2020

27. Tema: Centro-Oeste do Brasil

 Olá!


Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.

Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Obs: Caso você acesse o blog pelo celular, vá ao final da página e clique em "Visualizar versão para web", pois na versão do celular, além de desconfigurar alguns trechos, os vídeos que postamos pelo You Tube não aparecem.

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!

=================================================================
 
Oi, pessoal!
Tudo bem por aí?
Como vocês estão?
 

 
 
Nesta semana, completamos nosso percurso pelo mapa do Brasil, finalizando com a região Centro-Oeste. Ela é composta por três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Vamos observar no mapa?


Região Centro-Oeste: estados, capitais, dados gerais - Brasil Escola

Na região Centro-Oeste fica localizada a capital do país: Brasília. Essa foto aí abaixo é do dia da inauguração da cidade, em 21 de abril de 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek. 



Você consegue reconhecer que lugar é esse? É o Congresso Nacional, ou seja, é a sede do nosso governo. Lá trabalham senadoras e senadores, deputadas e deputados e a pessoa eleita para a presidência da República. 

A arquitetura de Brasília é bastante conhecida e foi projetada pelos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer
 
O local de trabalho do executivo máximo do Brasil, o Palácio do Planalto. Além do presidente, uma grande equipe ocupa essa imensa construção (Foto: Gisele Pasquali/Wikimedia)
 
Mas a região Centro-Oeste é mais do que Brasília. Vamos explorar outros cantos nas atividades!
 
 

PROPOSTA 1: produzindo um flipbook do Pantanal


 
O Pantanal é um bioma que está localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Você sabe o que é um bioma? É o conjunto de seres vivos de uma área específica! O Pantanal tem uma característica
 


Apesar de não ocupar um espaço tão grande do país, como a Floresta Amazônica, o Pantanal tem uma imensa diversidade de animais (fauna) e de plantas (flora). 
 
Outra característica deste bioma é ser uma planície de inundação. Isto quer dizer que em determinadas épocas do ano, os rios enchem e sobem, alagando áreas que em outros momentos do ano ficam secas.

Vamos ver algumas das espécies que lá habitam? As fotos abaixo são dos fotógrafos brasileiros Araquém de Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani.


São bonitos, não são? Pena que neste ano de 2020 houve um número recorde de incêndios no Pantanal, queimando boa parte do território e os seres vivos que nele habitavam. 
 


A proposta agora é que você escolha um dos animais do Pantanal e produza um flipbook. Sabe o que é? É uma técnica de animação de imagens, como os desenhos animados. Você precisará de folha de papel, lápis, cola, tesoura, régua e clipes. A ideia é que você faça uma sequência de desenhos do mesmo animal e, ao movimentar, seu bicho vai parecer que está se mexendo. Está meio confuso ainda, mas calma, vendo os exemplos você vai entender!
 
Antes de mais nada, dá uma olhada nesse vídeo para ver alguns modelos e entender o que é um flipbook.


Sua vez agora! Você deverá recortar sua folha em retângulos iguais e depois prendê-los todos juntos com o clipes. Ele vai ficar tipo um bloquinho de folhas. Em cada folha, você deverá desenhar o animal escolhido, MAS em cada folha esse animal precisa estar um pouquinho mexido do lugar anterior. 

Digamos que você quer fazer uma cobra e que você quer que ela se movimente para fora do bloquinho, essa será a animação. Então, na primeira folha, você deve fazer a cobra bem no canto. Na folha seguinte, sua cobra precisa estar um pouco mais para frente. Na próxima folha, mais para frente ainda. E assim por diante. Quando você passar as folhas rapidamente, você perceberá o movimento. 

Abaixo, tem outro vídeo que explica o passo-a-passo:



Curtiu?
Monte seu flipbook e manda a foto ou vídeo para gente!
 

PROPOSTA 2: você já ouviu falar em Cururu e Siriri?
 

Cururu e siriri são manifestações culturais de origem indígena presentes fortemente nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, do Centro-Oeste brasileiro. Para você conhecer um pouco sobre elas, selecionamos o documentário abaixo. Assista para dar continuidade a atividade:


Bom, agora que você já conheceu um pouco dessas duas manifestações, é hora de botar a mão na massa: vamos fazer um ganzá cuiabano, conhecido também como reco-reco!

É um dos instrumentos presentes no Cururu e no Siriri, e você só vai precisar de um conduíte e uma baqueta de metal ou madeira.

Bora seguir o tutorial abaixo:



Não esquece de mandar foto do seu ganzá! 
Você pode também mandar um vídeo de você tocando! 
 

Boas criações e divirtam-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário