Olá!
Como é que vocês estão❓
Você sabe o que é um documentário?
Um documentário é um tipo de filme que, ao invés de contar histórias inventadas, conta sobre aquilo que existe nesse mundo em que vivemos.
O David Reeks fez um documentário no qual crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Elas vão descobrir o que é beiju, como se come tanajura, do que gostam de brincar e tantas outras semelhanças e diferenças.
E você, o que tem em comum com elas? Assista ao documentário e descubra.
AGORA É SUA VEZ! Vamos construir um Telefone de lata?
Caso você não tenha latas, também podem ser utilizados copos de plástico ou papel. Siga as orientações do site http://massacuca.com/telefone-de-copo/.
Para essa brincadeira, chame alguém que more com você para conversar pelo telefone de lata. Será que vocês, assim como as crianças do documentário, conseguem descobrir quais são suas semelhanças e diferenças?
Boa brincadeira!
Um jeito muito legal de conhecermos a cultura de um lugar é através do cinema! Existem muitos filmes que nos falam sobre a cultura afro-brasileira e africana! Mas, quais desses filmes será que são feitos por africanos hoje em dia? E quais desses será que são para crianças? E quais desses nós, aqui no Brasil, conseguimos ver em português?
Nesta proposta selecionamos alguns filmes que são sobre a cultura africana, feitos para crianças e que estão disponíveis de forma gratuita em português. Se liga neles, então! Olha que legal! (Clica nos links pra assistir).
Bino e Fino
Cada vez mais popular na Nigéria, Bino & Fino é uma série que fala sobre dois irmãos gêmeos que vivem na África subsaariana (a parte da África abaixo do deserto do Saara) e ao lado da amiga, a borboleta Zeena, a cada dia descobrem aspectos diferentes sobre o mundo, vida e a história do continente. O criador do desenho é o Adamu Waziri, que nasceu em 1952, na Nigéria.
Infelizmente temos ainda poucos dos episódios da série traduzidos para o Brasil. Mas aqui vai o link de um desses episódios, onde eles descobrem um pouco mais sobre o país Benin! Olha que legal: O poderoso muro de Benin!
Kiriku
Você já deve ter visto ou ouvido falar no Kiriku, não é mesmo? A lenda do Kiriku é muuuito famosa e já virou desenho, livro, peça de teatro, etc. Aqui temos o link para o desenho “Kiriku e a Feiticeira”, que foi lançado em 1998. O diretor do filme é Michel Ocelot, que nasceu na França, em 1943, mas passou parte da infância na Guiné, onde conheceu a lenda de Kiriku.
Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d’água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.
Iemanjá, a criação das ondas
Aqui temos um filme de pouco mais de 9 minutos, feito por uma brasileira, no Projeto Animafro, sendo, portanto, da cultura Afro-brasileira. O filme é todo feito em animação, usando recortes feitos a mão pela cineasta Célia Harumi Sek, nascida em Campinas, e é sua primeira animação.
O desenho “Iemanjá, a criação das ondas”, lançado em 2016, é sobre o mito de Iemanjá, que com suas ondas devolve para a terra a sujeira jogado ao mar pelos homens. O filme agrega beleza e arte no design da animação, seja na confecção dos personagens e elementos de cena, que a autora desenhou e recortou um a um, seja na edição primorosa.
Ah, o filme também tem um site com muitas informações e tutoriais sobre animação! Nele você encontra dicas de como fazer uma boneca articulada, olha que legal!
Liyana
Liyana é um documentário que desafia o gênero (mistura filme com animação) e que conta a história de cinco crianças de Eswatini, um pequeno país localizado no sudeste da África, que até 2018 era chamado de Suazilândia. A lendária contadora de histórias da África do Sul, Gcina Mhlophe, orienta cinco crianças órfãs de Eswatini a criarem um conto de fadas original extraído de suas memórias mais sombrias e dos sonhos mais brilhantes. Sua personagem fictícia, Liyana, ganha vida em uma arte animada inovadora, enquanto ela embarca em uma busca perigosa para resgatar seus irmãos gêmeos.
Liyana, tece sua jornada animada com cenas de documentário poético para criar uma história inspiradora de perseverança e esperança. Lançado em 2017, foi feito e produzido por muuuitas pessoas e artistas durante oito anos, entre eles o animador Shofela Coker, nascido na Nigéria e os diretores Aaron Kopp e Amanda Kopp, artistas brancos que cresceram em Sualizândia.
E olha que legal: o filme será exibido pela primeira vez no Brasil aqui na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis deste ano. Na mostra, todos os filmes estarão disponíveis para serem assistidos gratuitamente a qualquer momento durante o evento, que vai de 21 a 28 de novembro, mas Liyana terá sua sessão especial neste sábado, dia 21, às 19 hs. Esta é sua chance de ver o filme inteiro! Fora isso, por enquanto, temos apenas o trailer aqui.
Obs: este filme indicamos para crianças do 4º ou 5º ano, ok, por ser um pouco mais complexo.
Agora escolha um dos filmes pra assistir e responda o seguinte:
Qual filme você escolheu e por que?
Você gostou do filme? Se sim ou se não, conte um pouquinho o por quê.
Você já conhecia ou tinha ouvido falar nesse filme?
Você conhece algum outro filme ou desenho que fale da cultura africana? Se sim, qual?
Você reparou quais dos filmes foram feitos por africanos? Você achou isso mais legal ou não?
Por que será que não vemos tantos filmes africanos quanto americanos, por exemplo?
Você gosta de filmes que falam de crianças da África? Acha importante ver filmes como esses? Se sim ou se não, por que?
Você pode escrever as respostas ou gravar um áudio ou um vídeo falando sobre isso, ok? E não precisa responder toooodas essas perguntas, mas quantas mais você responder, melhor!
E aí, o que você achou? Manda sua opinião pra gente, estamos curiosos pra saber o que acharam!
Neste belíssimo conto africano, o texto conciso e as imagens deslumbrantes narram uma bonita história sobre as escolhas que fazemos e suas consequências.
O jovem Yakuba está prestes a se tornar um guerreiro. Mas, para isso, terá que adentrar a floresta e enfrentar um leão.
Caminhando sozinho, ele se depara com uma surpresa: a fera que cruza seu caminho está ferida.
E agora? Ele cumpre a sua prova e vence um animal que não pode se defender ou volta a aldeia sem nada, perdendo o respeito de sua tribo?
A história deste livro trata das escolhas que definem nossa presença no mundo.
Crianças e adultos, todos os dias, têm diante de si dilemas éticos sobre os quais precisam pensar para tomar decisões que podem dizer muito sobre o que somos e os valores que defendemos.
Yakuba fez a sua escolha.
E você?
No vídeo abaixo, Flávia Scherner, em seu canal “Fafá conta“, narra este belíssimo conto. Assista! Em seguida conte-nos o que você faria se estivesse no lugar de Yakuba. Faça um lindo desenho sobre essa história e compartilhe com a gente pelo email artemovimentoea@gmail.com. Vamos adorar receber o seu desenho e saber o que você faria nessa situação da história!!!
É isso, pessoal!
Não esqueçam de compartilhar suas descobertas e criações com a gente
Até semana que vem (:
Nenhum comentário:
Postar um comentário