Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série).
Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas!
Nesta semana, nosso tema será sobre mais uma parte do Brasil. Vamos falar sobre a região Sul! Você sabe quais são os estados que fazem parte dela? Uma dica: são três.
Veja abaixo:
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul!
Vamos conhecer um pouco mais e fazer atividades sobre eles?
PROPOSTA 1: escultura inspirada em Mané Cascaes
Nesta proposta de atividade sobre a Região Sul, vamos adentrar mais no Estado de Santa Catarina e conhecer mais especificamente a sua capital, a cidade de Florianópolis! Floripa, como também é conhecida, é uma ilha, rodeada pelo mar. Por isso a cidade é famosa por possuir belas praias, pela tradição com a pesca e por ter muitos surfistas. Olha só outras curiosidades sobre a cidade.
Você sabia que quem nasce em Floria é chamado de manezinho?
A partir de 1740, Floripa passou a abrigar muitos colonos portugueses vindos de outra ilha, Açores (que fica em Portugal). Eles vinham com incentivos da Coroa Portuguesa, mas logo a pesca e a construção naval passaram a ser as principais atividades desses imigrantes. Esses descendentes de açorianos são apelidados de manezinhos e são grande parte da população da ilha de Floripa. Como valorizam suas tradições, são conhecidos por sua rendas, redes e técnicas de pesca, folias de reis, fandangos, farras de boi e pela arquitetura que trouxeram dos Açores.
Para os catarinenses da ilha, manezinho não é só aquele que descende de açorianos, mas a pessoa que mantém vivos os hábitos dos seus descendentes, sente uma grande alegria em preservar essas tradições e ser um manezinho!
E os manezinhos tem um jeito de falar que é só deles! Tem até um dicionário pra entender o manezês! Clica nas imagens abaixo para abrir dois vídeos com um pouco do menezês!
Trêsh prátu di trígu prá trêsh trígui é fácil, quéru vê tú falá êssish aquí ó... U pái tentô falá i quásh arrebentô a pônti di sanfôna dêli…
Você sabia que Floripa tem outro apelido, o de Ilha da Magia?
A cidade foi assim apelidada por que na história de Florianópolis encontram-se vários mitos e lendas que, apesar do crescimento da cidade, ainda são difundidos pelos nativos, antigos moradores e por seus descendentes. Entre alguns mitos estão Bruxas, Boitatá, Saci, Curupira, Lobisomem e outros. Conta uma lenda que vários deles foram transformados em pedras pelo Tibinga (diabo) que hoje estão na praia de Itaguaçu.
Agora, para nossa atividade, vamos conhecer um manezinho famoso e muito orgulhoso de sua cultura: Franklin Cascaes (1908-1985). Esta figura abaixo é de um painel no centro de Floripa com rosto dele (clica nela pra ver um vídeo sobre ele).
O Mestre Cascaes, como era conhecido foi professor de arte, artista e pesquisador. Ao longo de toda sua vida expressou em forma de arte os estudos que realizou sobre a cultura açoriana em Floripa, seus aspectos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições e fez vários desenhos de criaturas fantásticas (olha alguns aqui).
Ele também mergulhava no cotidiano da cidade, da pesca da tainha à cerâmica, dos cantos aos engenhos de farinha e açúcar. E olha que legal: várias de suas cerâmicas representavam brincadeiras de crianças! Veja algumas delas abaixo.
Agora, vamos colocar a mão na massa!? A ideia é que você se inspire na obra de Cascaes e faça suas esculturas de massinha!
Vamos recomendar aqui que você use uma massinha comprada, que são mais durinhas e duram mais, ok? As massinhas caseiras são bem legais também, mas não resistem muito. E procure não fazer tão pequeno para conseguir alguns detalhes legais.
Aqui vão algumas ideias…! Faça crianças brincando da brincadeira que você mais gosta! Ou que tal um manezinho pescando? Ou uma bruxa ou um lobisomem…?
Tire fotos de você fazendo e de sua escultura pronta e mande pra gente!
PROPOSTA 2: cultura indígena na região Sul do Brasil
Atualmente existem três povos indígenas na Região Sul do Brasil: os Kaingang, Guarani e Charrua, que somam mais de 33 mil pessoas, sendo a maioria Kaingang (30 mil), guarani, duas mil e 500, e uma comunidade Charrua, que vive no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre.
Os grafismos aparecem em uma grande variedade de suportes, como : trançados, tecidos, armas, utensílios de cabaça, cerâmica, troncos de pinheiros, etc. e nos corpos . Para cada povo indígena há significado em cada um de seus grafismos. Como por exemplo, para os Kaingang, há um sentido de identidade e cósmica:
Kairu representado pela marca de manchas ou pontos é frágil, feminino, ligeiro, simboliza a lua, a noite, a agilidade e leveza.
Kamé é marcado pelas linhas retas ou curvas, representando o sol, que é o símbolo da força e do poder, o dia, o masculino, o feroz.
Vamos precisar de lápis de cor e papel branco, pode ser?
Será que vocês conseguem inventar um grafismo Kamê, dos povo Kaingang? Só pode usar traços retos. Escolha 3 cores e invente o seu grafismo Kamê.
Agora vamos criar um grafismo Kairu, do povo Kaingang? Só vale manchas, pontos e curvas. Escolha outras 3 cores de lápis de cor.
Acho que agora podemos misturar esses dois grafismos? O que acham?
Bom trabalho e faz uma foto e mande pra gente!!!
PROPOSTA 3: você conhece o Jardim Botânico de Curitiba??
A região Sul do Brasil é recheada de pontos turísticos. Um ponto turístico é um local que geralmente recebe a visita de muitos turistas por ter algum valor cultural, importância histórica, beleza natural ou artificial, originalidade, ou talvez por ser algo muito raro e difícil de se ver. Um famoso ponto turístico da região Sul é o JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA. Você já ouviu falar sobre ele?
O Jardim Botânico, localizado na cidade de Curitiba, estado do Paraná, foi inaugurado no ano de 1991, há quase trinta anos, e recebe o nome de Francisca Richbieter em homenagem a essa urbanista com importante trabalho no planejamento urbano da capital paranaense.
O jardim contém inúmeros exemplares de vegetais do Brasil e de outros países, tendo uma estufa principal com três abóbadas de ferro e vidro, como você pode ver a seguir.
Nesse ponto turístico também encontramos o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com uma exposição permanente deste artista polonês naturalizado brasileiro. Essa exposição recebe o nome de “A Revolta” e conta com obras feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal. A exposição tem como propósito, segundo o próprio artista, de promover a conscientização ambiental frente a destruição da natureza pelo homem.
Em frente à estufa principal, podemos ver um grande espaço aberto cheio de plantas e flores, como uma espécie de labirinto, que enche ainda mais de beleza esse local. Ao centro da passarela principal, encontra-se a escultura Amor Materno. Veja!
Agora que você já conhece um pouco sobre esse belíssimo ponto turístico de Curitiba, que tal fazer uma visita virtual e conhecer mais de perto seus detalhes? Veja o vídeo a seguir e depois clique no link abaixo para navegar pelo Jardim Botânico.
Após fazer seu tour virtual, escolha alguma parte que mais te chamou atenção (a estufa principal, o museu, a escultura ou outro detalhe) e faça um desenho bem bonito dela. Depois, mande esse desenho pra gente! Use sua imaginação para colorir e enfeitar como quiser.
Boa semana!
Não esquece de compartilhar seu trabalho com a gente ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário