terça-feira, 15 de dezembro de 2020

29. Último do ano... Férias!!

 Olá!

Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.

Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Obs: Caso você acesse o blog pelo celular, vá ao final da página e clique em "Visualizar versão para web", pois na versão do celular, além de desconfigurar alguns trechos, os vídeos que postamos pelo You Tube não aparecem.

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!

=================================================================

Oi, pessoal! 😀
Como vocês estão?

Vamos chegando ao final deste ano letivo, em que vivemos várias experiências diferentes, esse blog foi uma delas. Esperamos que vocês tenham gostado, aprendido e se divertido com todas as atividades propostas aqui, que foram feitas com muito cuidado e carinho.
Como já é férias, encerramos aqui nossas postagens de 2020! E férias é aquele momento de descansar, passear, fazer coisas diferentes e se divertir né! Então preparamos uma lista de sugestões bem legais para esse momento! 


Aventure-se! Bora explorar?!


Os museus online nos dão a possibilidade de passear e conhecer formas de arte e cultura à distância. Neste link, você consegue explorar museus associados ao Instituto Brasileiro de Museus. É legal, porque dá para fazer visitas virtuais pelos espaços e acessar obras artísticas da cultura brasileira.

Uma das obras de Cândido Portinari ("Café"), que você pode descobrir passeando pelo Museu Nacional de Belas Artes.


Jogo de tabuleiro já é super divertido, né? Agora, imagine construir o seu próprio jogo! Neste site, você encontra algumas ideias para criar passatempos conhecidos, como dama, memória, jogo da velha. Mas também pode se inspirar para criar outros tabuleiros e inventar regras diferentes.



Se você montasse um livro, como seria? O que você escreveria? Ou seria uma história contada por imagens? Você usaria figuras inspiradoras ou desenharia coisas da sua imaginação? Essa plataforma é literalmente um livro em branco para você explorar todas as ideias criativas. Ao final, você pode publicar sua obra literária na galeria do site ou simplesmente baixá-la em seu computador/tablet/celular para compartilhar com quem você quiser.


O Festival Internacional de Cinema Infantil já acontece há 18 anos e reúne filmes para crianças. Neste ano de 2020, a programação foi toda online e, apesar de o festival ter acabado em novembro, várias obras ficam disponíveis gratuitamente. Há curtas e longas-metragens de animação, ficção e até documentários. Já prepara o balde da pipoca!




O que será que umx jovem como você está ouvindo no rádio agora na Nigéria? E na China? Com esse site, você viaja pelo mapa mundi sintonizando rádios de qualquer parte do planeta. Pode ser legal para conhecer músicas locais, ouvir idiomas diferentes, perceber a forma como são as programações de rádio pelo mundo afora. Esse é imperdível!



Bora viajar (com músicas, cores, animações…)!!

Flower Dance - Você já ouviu uma música folclórica do Camboja? Nesta animação, a música e o visual super lindo retratam o movimento das flores sobre um lago, como se fossem flores bailarinas. Vale a pena!

Abóbora como Instrumento Musical - E que tal fazer um instrumento musical em casa? E se esse instrumento fosse feito de comida? Comida?!? Pois é! Nesse vídeo, a gente vê que uma abóbora pode virar um instrumento de sopro! (Mas precisa pedir para alguém ajudar, tá bom?)

Orquestra Animal - De noite, quando os humanos não estão olhando, os animais aproveitam para… cantar! Confere essa ópera noturna aqui no link. (A animação é super bonita e super realista!).

Trem Musical de Lego - Olha que legal esse trilho de trem! Conforme o trem de Lego vai andando, a paisagem musical vai formando a música. 

Esquiando na montanha ouvindo música. Quer dizer...  Mais uma viajem musical! Esquiar numa música, será possível? Sim, e não precisa estar na neve! Olha aqui neste vídeo um aventureiro viajando pela música "Na gruta do Rei da Montanha", do compositor norueguês Edvard Grieg. Ele até perde o carrinho!! (Obs: se puder, ouça com fone de ouvido que fica mais legal!) 

Ilha Musical - Mais uma animação sonora, agora com seres diferentes de uma ilha musical! Não perde, não! É legal também porque os personagens são feitos de massinha e animados por uma técnica chamada stop motion, que fotografa quadro a quadro do filme. 

Orquestra de Um Homem Só - Você já ouviu alguma música que tenha sido feita todinha pela mesma pessoa? Olha esse moço aqui: além de tocar sozinho, a música ainda é feita com buzinas! Um desafio, hein. 

A Sortuda e O Azarado se encontraram - Jenkis é super azarado, tudo que ele faz parece que dá errado :( Já a Lou tem uma sorte gigante! O que será que acontece quando esses dois se juntam?

Caminho dos Gigantes - Olha essa animação brasileira, que incrível! O curta-metragem demorou 2 anos para ser produzido e foi finalizado em março de 2016. Conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que, em uma floresta de árvores gigantes, vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida. 



(Ah! Não tem lição nenhuma aqui, ok? É só para você se divertir mesmo!!)

Esperamos que gostem! Se você quiser compartilhar com a gente alguma coisa que tenha gostado da nossa lista, ficaremos muito felizes! E também, se quiser nos contar o que mais de legal você tem descoberto, feito ou visto nas férias, também será muito legal!

Então, mais do que nunca, divirtam-se!
Boas festas, pra você e toda sua família (com todo cuidado)! E até 2021! 😘🎄





terça-feira, 1 de dezembro de 2020

28. Tema: Brasil

 Olá!


Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.

Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Obs: Caso você acesse o blog pelo celular, vá ao final da página e clique em "Visualizar versão para web", pois na versão do celular, além de desconfigurar alguns trechos, os vídeos que postamos pelo You Tube não aparecem.

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!

=================================================================


Oi crianças! 😀

Esperamos que estejam todos bem! Estamos chegando (já!) no finalzinho do nosso ano letivo! Todos na reta final, fechando atividades e ciclos…! Foi um ano bem diferente, esquisito, que não esqueceremos… Mas uma das coisas legais desse ano é o nosso querido Blog, que preparamos com muito carinho pra vocês! 

O tema desta semana é o nosso país, o Brasil! Já passamos por suas 5 regiões neste último semestre, e exploramos as culturas indígenas e africanas que nos formaram, junto com a europeia. Foram várias descobertas de muitas coisas diferentes que existem pelo Brasil, não é mesmo? 


Agora é hora de pensarmos naquilo que é de todos nós, do que nos faz brasileiras e brasileiros! Será que tem coisas que são iguais por todo o Brasil?


Sim! Temos uma história em comum, com desafios e conquistas, como nossa democracia e nossas leis. Também temos uma mistura única de tantas formas de falar, e pela palavra (oficialmente a língua portuguesa) no entendemos de norte a sul! Ah, por aqui todos nós comemos arroz e feijão, a mistura mais a cara do Brasil!


Proposta de atividade 1: desenhando os direitos das crianças no Brasil


Em 2020, o ECA completou 30 anos de existência. Mas, peraí… você sabe o que é o ECA? É o Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de leis feito para defender os direitos das crianças e jovens em todo o Brasil. 


Para gente pensar o que são direitos, veja a seguir o curta-metragem O Fim do Recreio:


O Felipe, personagem principal, fica incomodado com o que? 
E o que ele faz a partir disso?
Será que, a partir do filme, você saberia dizer o que é um direito?

Direitos são regras que garantem certos benefícios às pessoas ou grupo de pessoas. O primeiro direito que aparece no ECA, por exemplo, é que toda criança tem direito à vida e à saúde. Isso quer dizer que toda criança tem o direito de estar viva, que os adultos têm a obrigação de preservar e ser atendida por médicos, ter acesso a medicamentos, exames. 

Aqui nessa cartilha abaixo, ao longo da história com a Turma da Mônica (clica na imagem para abrir), é possível encontrar os direitos previstos no ECA para todas as crianças e adolescentes que moram no Brasil. Você consegue identificá-los? Conforme você for lendo, escreva numa lista os direitos que for encontrando. 

Clique para abrir a cartilha

Agora, escolha um dos direitos da sua lista e faça um desenho sobre ele.

Ah! Não esquece de compartilhar seu desenho aqui com a gente!



Proposta 2: Poesias em Brasileirês

Em vez de Português nossa língua deveria se chamar “Brasileirês”, afinal de contas o Português que falamos é só do Brasil. Em Portugal e em outros países que foram colônia de Portugal, como nós, e que falam português também, eles falam de um jeito diferente. Apesar de que no Brasil também temos muitos sotaques, gírias e expressões bem diferentes também. Mas o legal é que, de um jeito ou de outro, nosso “Brasileirês” é parte de nossa identidade nacional.

Pela palavra conversamos, nos conhecemos e conhecemos o mundo ao nosso redor. E que legal é poder brincar com as palavras! Você já fez isso? Nesta atividade vamos ver algumas poesias, que são uma forma de brincar com as palavras, pensando seus sons, rimas, diferentes sentidos e coisas que só elas podem explicar. Veja algumas abaixo.


Poeminha do Contra 
de Mário Quintana

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!


O apanhador de desperdícios 
de Manoel da Barros

Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.

Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.

Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.

Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.

Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.

Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.

Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.


Convite 
de José Paulo Paes

Poesia é... brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.

As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?


Rima, rima, rima 
de Cintia Amorim

A panela de pressão
Chia, chia, chia, chia

O pintinho pequenino
Pia, pia, pia, pia

O gatinho bagunceiro
Mia, mia, mia, mia

A menina lendo o livro
Ria, ria, ria, ria

A viola apaixonada
Chora, chora, chora, chora

E a moça envergonhada
Cora, cora, cora, cora


Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz 
de Otávio Roth

Passarinho na janela,
pijama de flanela,
brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado,
cheirinho de mato molhado,
disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã,
drops de hortelã,
grito do Tarzan.

Tirar a sorte no osso,
jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa,
pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.

Vaga-lume aceso na mão,
dias quentes de verão,
descer pelo corrimão.
Almoço de domingo,
revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim,
lacinho de cetim,
terminar o livro assim.


Arte e Movimento pelo Brasil 
da bolsista de Arte da EA, Marília, especialmente pra vocês

Nosso Blog te levou numa viagem por todo o nosso Brasil!
Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste
(Vem cá! Você entende por que Mato Grosso do Sul não fica no Sul e Rio Grande do Norte não fica no Norte?)

Tanta coisa inusitada, diferente, 
que a gente nem sabia que existia
Nosso país é enorme, um gigante, 
mais parece um continente
Onde mais caberia São Paulo, o Rio Amazonas e até a Bahia?

Dancei samba de roda, maracatu, maculelê e boi bumbá
Aprendi mais sobre o saci, curupira, lobisomem e boitatá

Saímos do Butantã, fomos do Anhangabaú até Ubatuba 
e chegamos no Paraná
Da capital federal, chegamos no Pantanal,
conhecemos Mané Cascaes e Lia de Itamaracá

Da cultura caiçara, dancei carimbó,
comendo açaí com guaraná
Também conheci a congada, os Kaingang, os Yanomamis 
e fui até Cuiabá

Comi paçoca, mandioca, 
fiz um mamulengo e uma boneca abayomi
Fiz um livro de cordel, poesia concreta 
e pintei uma sucuri

Cantei como uma araruna, assobiei como um uirapuru 
e falei Tupi Guarani
Pulei amarelinha, lutei Huka Huka, 
conheci o cururu e o siriri

Que delícia de viagem, 
tanta coisa eu aprendi
Tantos sotaques, tantos ritmos, 
que me achei e me perdi
Tanto posso fazer por ele 
e tanto mais por descobrir!


Agora, escolha uma das poesias (ou mais de uma) que mais te tocou. Escreva ou grave um áudio nos dizendo o porquê. O que achou mais legal? O que foi diferente? Algo te surpreendeu? Ah! Se quiser declamar a poesia no seu vídeo seria muito legal!


Bons estudos e tarefas de final de ano e divirtam-se!




quarta-feira, 25 de novembro de 2020

27. Tema: Centro-Oeste do Brasil

 Olá!


Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.

Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Obs: Caso você acesse o blog pelo celular, vá ao final da página e clique em "Visualizar versão para web", pois na versão do celular, além de desconfigurar alguns trechos, os vídeos que postamos pelo You Tube não aparecem.

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!

=================================================================
 
Oi, pessoal!
Tudo bem por aí?
Como vocês estão?
 

 
 
Nesta semana, completamos nosso percurso pelo mapa do Brasil, finalizando com a região Centro-Oeste. Ela é composta por três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Vamos observar no mapa?


Região Centro-Oeste: estados, capitais, dados gerais - Brasil Escola

Na região Centro-Oeste fica localizada a capital do país: Brasília. Essa foto aí abaixo é do dia da inauguração da cidade, em 21 de abril de 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek. 



Você consegue reconhecer que lugar é esse? É o Congresso Nacional, ou seja, é a sede do nosso governo. Lá trabalham senadoras e senadores, deputadas e deputados e a pessoa eleita para a presidência da República. 

A arquitetura de Brasília é bastante conhecida e foi projetada pelos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer
 
O local de trabalho do executivo máximo do Brasil, o Palácio do Planalto. Além do presidente, uma grande equipe ocupa essa imensa construção (Foto: Gisele Pasquali/Wikimedia)
 
Mas a região Centro-Oeste é mais do que Brasília. Vamos explorar outros cantos nas atividades!
 
 

PROPOSTA 1: produzindo um flipbook do Pantanal


 
O Pantanal é um bioma que está localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Você sabe o que é um bioma? É o conjunto de seres vivos de uma área específica! O Pantanal tem uma característica
 


Apesar de não ocupar um espaço tão grande do país, como a Floresta Amazônica, o Pantanal tem uma imensa diversidade de animais (fauna) e de plantas (flora). 
 
Outra característica deste bioma é ser uma planície de inundação. Isto quer dizer que em determinadas épocas do ano, os rios enchem e sobem, alagando áreas que em outros momentos do ano ficam secas.

Vamos ver algumas das espécies que lá habitam? As fotos abaixo são dos fotógrafos brasileiros Araquém de Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani.


São bonitos, não são? Pena que neste ano de 2020 houve um número recorde de incêndios no Pantanal, queimando boa parte do território e os seres vivos que nele habitavam. 
 


A proposta agora é que você escolha um dos animais do Pantanal e produza um flipbook. Sabe o que é? É uma técnica de animação de imagens, como os desenhos animados. Você precisará de folha de papel, lápis, cola, tesoura, régua e clipes. A ideia é que você faça uma sequência de desenhos do mesmo animal e, ao movimentar, seu bicho vai parecer que está se mexendo. Está meio confuso ainda, mas calma, vendo os exemplos você vai entender!
 
Antes de mais nada, dá uma olhada nesse vídeo para ver alguns modelos e entender o que é um flipbook.


Sua vez agora! Você deverá recortar sua folha em retângulos iguais e depois prendê-los todos juntos com o clipes. Ele vai ficar tipo um bloquinho de folhas. Em cada folha, você deverá desenhar o animal escolhido, MAS em cada folha esse animal precisa estar um pouquinho mexido do lugar anterior. 

Digamos que você quer fazer uma cobra e que você quer que ela se movimente para fora do bloquinho, essa será a animação. Então, na primeira folha, você deve fazer a cobra bem no canto. Na folha seguinte, sua cobra precisa estar um pouco mais para frente. Na próxima folha, mais para frente ainda. E assim por diante. Quando você passar as folhas rapidamente, você perceberá o movimento. 

Abaixo, tem outro vídeo que explica o passo-a-passo:



Curtiu?
Monte seu flipbook e manda a foto ou vídeo para gente!
 

PROPOSTA 2: você já ouviu falar em Cururu e Siriri?
 

Cururu e siriri são manifestações culturais de origem indígena presentes fortemente nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, do Centro-Oeste brasileiro. Para você conhecer um pouco sobre elas, selecionamos o documentário abaixo. Assista para dar continuidade a atividade:


Bom, agora que você já conheceu um pouco dessas duas manifestações, é hora de botar a mão na massa: vamos fazer um ganzá cuiabano, conhecido também como reco-reco!

É um dos instrumentos presentes no Cururu e no Siriri, e você só vai precisar de um conduíte e uma baqueta de metal ou madeira.

Bora seguir o tutorial abaixo:



Não esquece de mandar foto do seu ganzá! 
Você pode também mandar um vídeo de você tocando! 
 

Boas criações e divirtam-se!