segunda-feira, 27 de abril de 2020

5. Tema: Quarto

Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem! 



==========



Tema: Quarto





Proposta 1

O quarto é um lugar onde podemos descansar e relaxar.
Você sabia que existe uma prática corporal muito antiga que também faz com que nos sintamos descansados e relaxados? É a yoga.
O vídeo abaixo nos convida a praticar yoga a partir da história “O pequeno yogue que encarou o monstro”. Ela fala sobre como o menino José enfrentou o medo do monstro que estava embaixo de sua cama. Ou será um dragão? Ou um alienígena?
Assista à história e boa prática!


Milena





Proposta 2



O que o sonho traz?

Você já passou por um momento em que tentou explicar o sonho que teve, mas não conseguiu lembrar de nada? Pois é, nosso cérebro rapidamente vai perdendo os detalhes, até que não sobrar mais nada pra contar. Porém, existem modos de capturar e guardar pedaços dos sonhos, talvez até o sonho inteiro.
Primeiramente, vamos saber exatamente o que o sonho é. Ele tem muitos significados pelo mundo. Por exemplo, alguns acreditam que seja visões divinas, uma viagem astral do espírito, premonição etc. Mas o que a ciência acredita que seja o sonho?
A ciência fala que o sonho é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Tendo até teorias que afirmam que são nossos desejos oprimidos, como diz Freud, o pai da psicanálise.
Mas como capturar essa experiência?
É preciso deixar tudo preparado antes de dormir. Deixe um caderno de escrever com lápis (podem ter lápis coloridos) do lado da sua cama e se prepare para sonhar. Se tiver sonhado, assim que acordar, pegue os itens que deixou do lado e comece a captura.
A captura pode ser feita de diversas formas, porém vamos fazer de um jeito que você possa contar seu sonho sem perdê-lo totalmente.

Opção 1: ESCREVA tudo que lembrar, tentando obedecer a ordem de acontecimento. A escrita pode ser em qualquer formato que for melhor para sua captura.

Opção 2: DESENHE!! Comece a desenhar as coisas que você viveu no sonho, não se limite. Se precisar, faça mais de um desenho.

Depois disso, vem uma das melhores partes, CONTAR O SONHO!!! Para fazer uma contação de sonho, leve seu caderno com a história escrita ou desenhada e compartilhe com quem estiver na sua casa. 

Você pode fazer isso todas as noites que tiver sonhado, pois com a prática, você vai lembrar cada vez mais dos seus sonhos.

Lucas





Proposta 3

Hoje a atividade será bem PRÁTICA!!! Mãos a obra....
A proposta é você fazer um quarto de brinquedo!!! Vamos lá?
Você sabe o que é uma maquete? Trata-se de uma representação (completa ou parcial), em escala reduzida, de uma cidade, obra, objeto ou estrutura.

Pra começar, você precisa tirar as tampas da caixa.  Depois, desenhe as janelas e a porta na caixa maior e peça para que algum adulto o (a) ajude a recortar essas partes. Pode ser de muitas maneiras: As janelas podem abrir e fechar, ou pode simplesmente removê-las.
Logo a seguir, pinte ou cole papel colorido nos lados da caixa ou paredes do quarto de brinquedo.

Enquanto seca, você pode construir a cama, cadeiras, espelho, cortinas tudo o que seu boneco preferido gosta ou vai precisar. Vou colocar algumas sugestões abaixo.
        
Quando terminar as peças todas: Armário, cama, criado mudo, banco quadros, cortinas etc coloque e organize bem o quartinho e pegue os seus bonecos e comece a brincar....
Eu adorava fazer as casinhas dos meus bonecos e bonecas... Fiquei pensando..... Como seria o quarto de um Homem Aranha? E de um Pokemon? E de seu boneco favorito?....
Boa Brincadeira!!! Saudades




Maria Claudia







Proposta 4

Você já ouviu falar no famoso pintor holandês Vincent Van Gogh? Um dos quadros mais famosos dele são uma sequência de três quadros onde ele pintou o seu quarto. A série das obras se chama "Quarto em Arles", que é o nome da cidade onde ele morava na França.

Neste período de quarentena estamos em casa e, em grande parte do tempo, provavelmente no quarto. Se inspire em Van Gogh e desenhe e pinte o seu quarto numa folha sulfite. Depois de um dia faça outro desenho e veja como sai agora. Pra terminar o exercício, depois de outro dia faça um terceiro desenho.

Você pode variar o ângulo e as cores e reinventar um novo quarto ou uma nova forma de ver o seu quarto.



Marília








Proposta 5

APLICONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Alguém já contou uma história para você antes de dormir? Um adulto, um irmão mais velho, talvez… (Se isso ainda não aconteceu, peça pra alguém que é muito legal)

Por outro lado, você já contou uma história? Às vezes contar uma história é muito mais divertido do que ouvi-la.

Essa será a proposta!
Prepare uma história para contar para as pessoas que estão na sua casa com alguém. Mas não se prenda só em ler, crie efeitos que tornem a história mais interativa.

Você pode pedir para alguém ler a história enquanto você completa com alguns elementos que deixem a história mais interessante:
  • Use objetos para representar elementos da sua história. Se a história que você escolher se passar em um dia frio, por exemplo, você pode representar usando um casaco quentinho ou se enrolando em um cobertor. Veja o que tem em casa que combine com a história.
  • Crie efeitos sonoros para a sua história! Para representar a chuva, você pode chacoalhar um pedaço de plástico. Se for uma história de terror, você pode usar sapatos para representar passos de uma pessoa.

Primeiro leia a história e separe as ideias que você teve. É legal juntar os objetos separados em uma mochila, ou você pode cobri-los com um lençol, assim os elementos serão uma surpresa.
Depois, ensaie algumas vezes com os efeitos sonoros.
E por fim, é só contar! Dessa vez você que vai ler histórias antes de dormir para os seus familiares!

Mari Kondo























segunda-feira, 13 de abril de 2020

4. Tema: Mãos

Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem! 



==========



Proposta 1


Como fazer animais com as mãos?

Já pensou em ter sombras como personagens?
Talvez você já tenha até brincado de sombra com as suas próprias mãos. Para isso é preciso de um ambiente escuro e uma lanterna ou flash de celular.
Peça para alguém segurar para você, ou coloque de um jeito que fique imóvel. Veja alguns exemplos de animais que você pode fazer:


Dê uma olhada nessas imagens!





Assista também o vídeo:


Você pode dar nomes, inventar histórias e descobrir novas formas de sombras.








Proposta 2


As mãos que acenam, cutucam, cozinham, fazem massagem, arrumam a cama, são lavadas várias vezes ao dia, entre tantas outras ações, também são capazes de fazer muitas brincadeiras.
Cinco Marias, figuras de barbante, brincadeiras de palmas, cama de gato... Você conhece essas brincadeiras?
Essas brincadeiras são bem antigas e podem ser brincadas de diferentes formas. Então, caso você não conheça, pergunte para as pessoas que moram com você se elas conhecem essas ou outras brincadeiras com as mãos e se topariam te ensinar.
Se ninguém souber, os vídeos abaixo podem te ajudar a conhecer essas brincadeiras:

Você consegue lembrar mais alguma brincadeira com as mãos?


Um abraço e boa brincadeira!







Proposta 3


Essa figura, te lembra algo?



Sim, é o símbolo da nossa escola: marca de mãos de tinta!

Nossas mãos! São parte fundamental do nosso corpo. Elas têm a utilidade básica de podermos pegar as coisas, nos cuidarmos, tocar instrumentos, fazer desenhos e pinturas, escrever…!

Mas nossas mãos são também instrumentos em si próprias para nos comunicarmos! Experimente falar com as mãos amarradas… É muito estranho, pois ao falarmos também gesticulamos (uns mais, outros menos) e complementamos nossa expressão. Há ainda pessoas que possuem alguma deficiência nas mãos ou não possuem uma ou as duas, e aí acabam se adaptando e aprendendo e criando outras formas de “manusear” as coisas.

Pensando em outras formas de COMUNICAÇÃO e EXPRESSÃO, podemos lembrar das formas como pessoas com deficiência auditiva ou visual se comunicam. As mãos podem ser os “olhos” de deficientes visuais e o “ouvido” e a “boca” de deficientes auditivos.
Você conhece o sistema braille e a Libras (linguagem brasileira de sinais)?

Saiba mais sobre eles:
História de Louis Braille, o criador do método de escrita que leva o seu nome
Como funciona o sistema braille
Vídeo da pequena Sophia, deficiente visual
Fundamentos das Libras
Música “Aquarela” do Toquinho cantada em Libras


Desafio
Para explorarmos um pouco mais o universo deste nosso tema das mãos, o desafio agora é que você escreva o seu nome utilizando o sistema de braille e a linguagem da Libras!

Você pode desenhar as bolinhas do sistema de braille (um para cada letra). Para as libras, faça com suas mãos (se puder, tire uma foto de cada letra).


Segue abaixo um resumo de todo o alfabeto nos dois sistemas.  









Proposta 4


Criando personagens com as mãos!

As mãos são um grande desafio na hora de desenhar. Muitos alunos acabam até não desenhando elas por causa disso.
Mas você já pensou em fazer uma escultura/desenho na sua própria mão?
Através das várias posições das suas mãos, é possível criar formas muito diferentes, e até mesmo permite a criação de personagens! Como por exemplo, animais!
Existem duas maneiras de fazer isso:
  1. Ache formatos interessantes na combinação de duas ou mais mãos (pode pedir a ajuda de alguém). Daí pinte essas mãos (com tinta guache), desenhando olhos, orelhas e afins para a criação de algum animal ou personagem! É possível utilizar também pedras e outros objetos para fazer os olhos! Use sua imaginação!

Depois é só tirar uma foto do resultado! 




  1. Caso vocês não tenham tinta em casa, ou seja alérgico a ela, você pode tirar uma foto das suas mãos no formato escolhido, e a partir de um aplicativo simples de edição de imagens, desenhar o personagem.
Dê um nome pro seu personagem e crie alguma história para ele!
Não esqueça de enviar a foto do personagem e a história que você inventou!
Fique bem!!!

Andressa Santos Menezes da Silva




Proposta 5


Você sabia que há alguns mitos que tratam das mãos? Leia o mito do Rei Midas.



Agora assista as contações desse mesmo Mito....

Depois de ler e assistir os textos, o que você pensa sobre isso: se o poder dele vinha das mãos por que a história se chama as orelhas de midas?
E se você pudesse ter um poder mágico como o de Midas, qual seria?
Legal...faça um desenho seu usando esse poder.
Um abraço,
Thiago Jesus Correa 





Proposta 6


Mãos... será que é possível fazer musica sem instrumentos musicais? E a voz humana? E quando cantamos “Parabéns a Você”, como fazemos o acompanhamento?
PALMAS!!!! Cante uma vez o “Parabéns” com as palmas e depois cante sem as palmas... Sentiu a diferença?
Nosso corpo é e pode ser um instrumento Musical? SIMMM
Olha que legal o que o grupo Barbatuques faz...

A música é composta de 3 elementos: a melodia, o ritmo e a harmonia
Vamos falar mais de Ritmo. Ritmo (do grego rhuthmós - movimento regular) caracteriza por aquilo que flui, que se move, um movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa existência.
A música é feita dentro de um parâmetro temporal e o que controla a sucessão de sons dentro do tempo é o ritmo.
O ritmo é a marcação do tempo de toda música. Ele nos fornece o compasso em que se deve trabalhar toda a parte de harmonia e melodia.
As palmas servem muitas vezes para marcar o PULSO ( a gente falou disso em algumas propostas atrás) e é parte integrante do RITMO.
Há muitas maneiras de bater palmas vamos ver e fazer junto?
Agora é com vc!!! Chame a sua família para ficar mais divertido

  1. Explorem várias formas de bater as mãos;
  2. Cada um deverá inventar uma sequencia explorando essas diversas formas de bater as mãos. Depois de inventar, façam uma roda em família e cada um apresenta a sua sequencia. Logo após, improvisem cada um por vez, em sequencia, e passe para o outro;
  3. Agora classifiquem as batidas das palmas, das mais graves as mais agudas. Vamos tentar, representar a chuva?
Comecem com as palmas mas agudas e fracas e terminem com as palmas mais graves. Segue um vídeo para ajuda-los

Outras musicas e vídeos que falam sobre Mãos que são muito legais!!!!

Castelo Ratimbum –Palavra cantada - Lava Mão


Vila Sésamo


Busby (Anna Henckel - 1997) 

Maria Cláudia





Proposta 7

E se nossos dedos virassem personagens?

Será que você conhece a Dedolândia do Castelo Rá Tim Bum?
Os personagens desse quadro do Castelo são dedoches, ou seja, fantoches manipulados pelos dedos.

Mas.... Como fazer um dedoche????
Existem muitas técnicas para a produção de dedoches: eles podem ser feitos de tecido, de feltro ou até mesmo de papel.
Você pode criar os dedoches com o material que tiver disponível em casa.
Para te ajudar apresento alguns vídeos com técnicas simples e material bem acessível:

A menina que faz o vídeo produz uma personagem boneca, mas você pode usar a sua criatividade e montar outros tipos de personagens.

A técnica envolve dobradura e desenho e dá pra fazer dedoche de vários tipos.
Além desses vídeos há muitos outros na internet.
Seguem algumas fotos para inspirar você:





Adriana Oliveira






Seguem os trabalhos feitos pelos alunos!

Abaixo é possível ver os trabalhos realizados pelos estudantes e familiares do EF I da EAFEUSP a partir das propostas deste blog. Por favor, junto com os estudantes, pedimos para acrescentar legendas apropriadas para as atividades que vocês realizaram. Fique a vontade para comentar os trabalhos dos colegas também. Caso queira acrescentar ou pedir para retirar alguma imagem, basta escrever para o e-mail artemovimentoea@gmail.com . Aproveitem!

https://padlet.com/dsalete/hacwl16m138g1px9


Feito com Padlet


segunda-feira, 6 de abril de 2020

3. Tema: Cozinha

Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o (novo) e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, arte e bolsistas! Se cuidem! 



==========





Proposta 1

Você sabia que desenho tem o sabor?
Para realizar essa proposta, é recomendável a presença de um responsável. É preciso também de três folhas (pode ser de caderno) e um lápis ou uma caneta para os desenhos.
Comece cobrindo os olhos com alguma venda. Enquanto isso, o 
seu responsável deve ter separado 3 itens comestíveis para a experiência saborosa. 
Coma algum dos itens, tentando adivinhar o que é. É importante que assim que comer, pegue uma folha e desenhe o que você sentiu. O objetivo é capturar essa sensação com um desenho. 




Proposta 2

A luz está em casa!
Existem muitas cores. Existem muitas formas. Existem muitos tipos de iluminação. Que tipo de luz a sua casa produz?
Os utensílios para esse jogo só podem ser encontrados na cozinha e é necessário uma fonte de luz, que pode ser: uma lanterna, o flash do celular, vela etc.
Experimente vários utensílios como molde para as formas que você achar interessante. Use esses moldes para montar cenários e/ou pinturas.
Apague as luzes e coloque a fonte de luz atrás do utensílios, de forma que possa colocar a projeção em qualquer parte de sua casa.
Se puder, tire fotos e compartilhe suas luzes!!






Proposta 3



Ola, tudo bem? Espero que sim. Hoje, nosso tema é COZINHA. Uau!!! Mas...o que tem de comum com Música?
Desde muito pequenos ouvimos músicas de gostosuras que vem da cozinha... quem não  lembra de uma música em que o tema é uma gostosura? Eu lembrei dessa...Pirulito que bate bate.... olha que arranjo legal!!!
https://www.youtube.com/watch?v=rPot_p_v_do

Pensando bem...Tem muita música que pratos brasileiros são os protagonistas. Feijoada, quem gosta? Esse prato é típico de que estado do Brasil? Será que tem música para ela? Se quiser, nesse texto você vai encontrar a resposta https://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-feijoada.htm, agora assista esse vídeo e veja se feijoada, dá música ? https://www.youtube.com/watch?v=bTM0m9LPLgg

E vatapá, vocês já comeram? Sentiram o seu aroma? Sabem de onde vem? Veja esse site de culinária o que diz https://culinariademainha.wordpress.com/2018/05/03/

Tem muita música que traz essa delícia de sabores e aromas desse prato, o Vatapá. E tem muita música que fala dele... Escolha pelo menos duas para ouvir e dançar:


Quanta comida gostosa!!!!
Vocês viram quantos gêneros musicais diferentes falam dessas gostosuras da nossa terra....
Agora vou mostra um grupo musical que usa dos utensílios da cozinha para fazer a sua música. Olha que legal!!! Stomp https://www.youtube.com/watch?v=XXD76CSpfc0&t=4s

Eles procuram nos utensílios de cozinha timbres diferentes, vocês sabem o que são TIMBRES? Timbre é a característica peculiar de cada som. Cada som é produzido por ondas sonoras que apresentam formatos característicos, pois dependem do material que produziu o som. Esses formatos de onda sonoras é que define o timbre do som. Então, o timbre é o que diferencia dois sons de uma mesma nota musical. Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou na flauta. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.

Mas para se fazer musica também é muito importante ter o Silêncio.... Assista esse episódio do Castelo Ratimbum que fala sobre silêncio.

Agora, peça para sua família ajudar a procurar materiais diferentes de cozinha: plástico, papelão, madeira, metais , grãos ( feijão, milho, arroz) e descubra as sonoridades desses materiais. Produza seus instrumentos e produza a sua música organizando os sons. Faça com os seus pais. Divirtam-se. 





Proposta 4

Assista ao documentário Céu da Boca, sobre o livro do mesmo nome que conta histórias de refeições na infância. O livro reúne vários escritores famosos como Ruth rocha, Ignácio de Loyola Brandão e Moacyr Scliar.
https://www.youtube.com/watch?v=rbDi4OGioUk


Arte para comer
Agora vamos fazer uma atividade muito gostosa! Junte alguns alimentos como alface, tomate, pepino, beterraba, cenoura ou frutas como banana, mamão, maçã uva, melão e etc. que tiver em casa. A partir de exemplos mostrados aqui use a imaginação para fazer o seu prato de arte.

Lembre-se que deve lavar bem frutas e legumes em água corrente e pedir a ajuda de um adulto para cortar os alimentos.






Proposta 5
Tirando um som na cozinha


Você sabia que um copo com água pode emitir uma nota musical? E dependendo da quantidade de água no copo, podemos ter diferentes notas?

Pegue uns 5 ou 6 copos iguais (melhor se forem de vidro, então peça a ajuda para um adulto. Você pode usar também potes ou garrafas de vidro). Coloque água neles, mas em cada um, uma quantidade diferente e em ordem (um bem cheio, depois mais ou menos cheio, depois na metade, depois mais vazio e assim vai). Bata neles com uma colher e ouça o som que ressoa de cada um. Você tem quase um xilofone na sua casa! Se você sabe as notas, tente tocar alguma melodia!  Veja mais sobre essa ideia neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0l5juORZhm





Proposta 6
A cozinha da música

Quando utilizamos essa expressão, a primeira coisa que vem na cabeça é um grupo de amigos tocando na cozinha ou algo assim. 
Mas você sabia que na Música nós utilizamos essa expressão pra falar de um certo grupo de instrumentos?
Numa banda, a “cozinha” é um termo utilizado para se referir a bateria, ao contrabaixo ou a todos os instrumentos de percussão de uma orquestra. Estes são os instrumentos mais graves e/ou que dão a base pra música acontecer. 

Os principais instrumentos de percussão são: tímpanos (timbales); bombo; caixa; pratos; xilofone; celesta; castanholas; gongo (tantã) maracas; triângulo…
Você conhece todos? Quais são seus preferidos?
E então, o que será que realmente significa “batuque na cozinha”?

Repare “nas cozinhas” da música! As vezes ela passa despercebida, mas no fim, todos sabemos que a cozinha pode garantir a casa inteira!

https://youtu.be/CDVh3W79izY (um batuque na cozinha em todos os sentidos)

Mari Kondo




Proposta 7

Olá, queridos e queridas, que bom poder mandar uma atividade bem gostosa e divertida para vocês!!!
O tema dessa semana é Cozinha, lugar muito visitado por todos principalmente nesses dias em que estamos todos em casa nos resguardando.
A cozinha, para alguns adultos é um lugar muito querido, por isso vamos tomar cuidado com a bagunça!!
Para essa atividade convide todas as pessoas que estão aí com você e junto com um responsável pegue um COPO PLÁSTICO para cada participante e em uma mesa fiquem numa distância que seja possível passar o copo para a pessoa que estiver ao seu lado, nada de ficar grudadinho em ninguém nesse momento!
Dica: Depois de aprendido as batidas vá trocando entre vocês quem rege a batucada dos copos!! E se possível crie outros jeitos de incrementar essa gostosa brincadeira.


Bom divertimento!!! Se conseguir registrar esse momento manda para a gente =)




Proposta 8

Vocês já observaram a variedade de embalagens que existe na cozinha? Muitas delas são descartadas após o consumo dos alimentos, mas existem formas de reutilizá-las.
Você já experimentou construir um brinquedo com esses materiais?
Veja algumas ideias:




A.Utilizando garrafas plásticas:




B. Utilizando latas:



C. Utilizando caixa de ovos:



A partir desses materiais, você também pode criar muitos outros brinquedos!
Solte sua imaginação e boa brincadeira!

Milena




Proposta 9

Olá estudante, 
a cozinha é parte essencial e muito saborosa da casa. Nesse local, preparamos café, almoço, janta, sobremesas etc. Nas artes plásticas e na pintura, o gênero natureza-morta compreende o desenho e pintura de diversos elementos organizados pelo artista (muitas vezes usando frutas bem coloridas!).
Pensando nisso, nosso exercício será realizar desenhos de uma composição de natureza-morta. Veja como fazer: 1) preparar uma composição com frutas e outros objetos da cozinha sobre uma mesa; 2) escolher o melhor ângulo e luz para o seu desenho; e 3) realizar dois desenhos de observação do seu conjunto de frutas.



Estêvão Silva, Natureza-morta, RJ, 1888. 



Georges Braque, Natureza-morta com clarineta, França, 1927.

Marcelo









Seguem trabalhos realizados pelos estudantes e famílias!!!


Desafio dos Copos - Quarentenahttps://www.youtube.com/watch?v=ZIG1pzIDXwA&