terça-feira, 22 de setembro de 2020

18. Tema: Cultura Indígena

Olá!

Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.

Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!

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Olá, crianças! 😊

Nosso tema desta semana é a Cultura Indígena. O que será que você já conhece dos indígenas do nosso país? Nas atividades da semana passada, sobre a região Norte, já tivemos algumas atividades sobre algumas de nossas diversas etnias indígenas, já que muitas delas vivem lá. Mas há também indígenas por todas as regiões do Brasil! Vamos conhecer um pouquinho mais, então, sobre eles!


PROPOSTA 1: Palavras indígenas

Você sabia que a palavra Butantã, o nome do bairro onde se localiza a EA, tem origem indígena? Na tradução do tupi-guarani, uma das línguas indígenas brasileiras, Butantã significa “terra muito dura”. Várias outras palavras que usamos cotidianamente também vieram de línguas indígenas, como podemos ouvir na canção abaixo:



Anote as palavras de origem indígena que você conhecia da música. Será que você lembra de outras para acrescentar nessa lista? 

Você pode pesquisar neste site do Dicionário Ilustrado do Tupi-Guarani para ver se reconhece mais alguma. (Clica na figura abaixo!)


Nossa proposta de atividade é que você faça um desenho representando cada uma dessas palavras! Podem ser todos juntos ou cada um numa folha. Capriche e mande pra gente!


PROPOSTA 2: Jogo da onça

O jogo da onça é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo, mudando apenas os animais representados. Segundo alguns historiadores esse jogo já era conhecido pelos índios brasileiros antes da chegada de Cabral ao Brasil. Ele é conhecido pelos Bororos (são uma etnia indígena que habita o estado do Mato Grosso, no Brasil) como adugo e pelos Guaranis (a maior etnia indígena em termos de população que vive no Brasil atualmente) como jaguá ixive.

Vamos aprender o jogo? 


Materiais utilizados: o tabuleiro do jogo pode ser feito com papelão ou papel. Use caneta e régua para fazer o desenho do tabuleiro. Pedrinhas, botões ou tampinhas serão a onça e cachorros. Dica: pinte a onça com uma cor diferente.

Número de participantes: 2 jogadores

Objetivos: encurralar a onça (para os cachorros); atacar 5 cachorros (para a onça)

O jogo da onça é uma brincadeira muito interessante para estimular nosso senso de estratégia. O tabuleiro pode ser comprado, mas também confeccionado ou desenhado no chão. O formato do tabuleiro é um quadrado divididos em 16 partes iguais e um triângulo ligado a ele. 

Utilizam-se 14 pedrinhas iguais e uma diferente (que será a onça). Os catorze representam os cachorros e a pedrinha diferente é a onça. Os cachorros tem como objetivo encurralar a onça, antes que ela ataque (isso acontece quando a onça não tem mais movimentos possíveis). Se 5 cachorros forem pegos pela onça, ela vence o jogo. A onça come um cachorro pulando sobre ele (como no jogo de dama).

Veja este vídeo com um exemplo prático do jogo: 


Como foi jogá-lo? Comente como foi realizar o jogo, pode ser em desenho, texto ou um pequeno vídeo (de até 30 segundos) e mande pra gente. 

Pratique e divirta-se! 


PROPOSTA 3: Araruna, canta!

Você gosta de cantar? Você já cantou alguma música indígena?

Nesta proposta, a ideia é que vocês aprendam a cantar um pedacinho de uma música indígena muito linda!!! O nome dela é Araruna, uma música dos índios Parakanã do Pará. Os Parakanãs são um grupo indígena Tupi-guarani que habitam entre os rios brasileiros do Tocantins e do Xingu, no estado do Pará, dentro das Terras Indígenas Apyterewa e Parakanã. (Se quiser saber um pouquinho mais sobre esse povo, veja este vídeo!)

Araruna (ou araraúna) é uma arara grande azul que vive em várias florestas da América do Sul, principalmente na amazônia, no cerrado e no pantanal. Quem já assistiu o filme RIO, conhece essa ave, seus personagens principais eram ararunas. É uma espécie que está ameaçada de extinção por ter poucos filhotes, porque algumas pessoas as capturam, mesmo sendo proibido, para vender e porque seu habitat natural está sendo destruído. Triste, não é mesmo?  

Olha elas que lindas nesta foto! Clicando na foto você vê um vídeo delas. 


Os Parakanã são falantes do Akwáwa (aquáua), uma língua da família linguística tupi-guarani, então a música que vamos aprender está neste língua. Essa música foi recolhida por Marluí Miranda, uma cearense, grande estudiosa das culturas indígenas do Brasil. Quando falamos que ela recolheu essa música, quer dizer que ela esteve junto com índios Parakanã e os gravou cantando vários de seus cantos. Depois disso ela mesma aprendeu as músicas dos Parakanãs e de outros povos indígenas e gravou um CD. Clica na imagem do CD abaixo pra ouvir a versão dela pra música!

Gostou? Agora, vamos ouvir uma interpretação da professora Lucymara de um arranjo para piano e voz, preparada especialmente pra vocês! Veja o vídeo a seguir.


Agora que vocês já ouviram e sabem algumas coisas sobre a música Araruna, podemos conhecer sua letra, a tradução, ouvi-la e então aprender um pedaço dela!  Veja a letra (desta vez vamos aprender a cantar somente as partes em azul):

ARARUNA 
Cantiga dos Índios Parakanã do Pará 
(Recolhida, adaptada e arranjada por Marlui Miranda)


E aí ela segue assim:

Olha a tradução para o português: 


Assista ao vídeo abaixo para aprender como pronunciar (falar) as palavras. Depois que aprender tente cantar junto com a gravação da professora Lucymara. 

Agora a ideia é que você canta esse trecho que aprendeu de Araruna! Será que você consegue? Grave um vídeo cantando a música, vamos adorar recebê-lo!! Se você também quiser, faça também um lindo desenho sobre essa música e envie-nos para postarmos no nosso mural! 

Boa cantoria!!


PROPOSTA 4: Conhecendo os Yanomamis

A Claudia Andujar não é brasileira. Mas seu trabalho fotográfico é um dos registros mais importantes de tribos indígenas no Brasil. Durante os anos 70, ela viveu durante cinco anos em comunidades Yanomamis, na região norte, fotografando o cotidiano de uma das maiores etnias do país. 

Observe algumas de suas fotografias abaixo:

Foto1: 

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7:

Foto 8:

Foto 9:


Bonitas as fotos, não? Agora, escolha uma das fotos para observar mais de perto e responda às pergunta:
  • O que você vê? Descreva a imagem com o máximo de detalhes que puder
  • O que você sente? Quais sensações e sentimentos você tem quando olha a foto
Mande pra gente o que você achou, pode ser em texto, em áudio ou em vídeo (não esquece de dizer qual foto escolheu).


Esperamos que se divirtam e estejam bem!

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