Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail artemovimentoea@gmail.com para serem expostos neste blog (sempre com nome e série).
Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!
Nessa semana o nosso tema é ANIMAIS! São tantos nesse mundão... você já parou para pensar em quantos animais conhecemos?
Os animais domésticos são aqueles que podem morar com a gente e nos fazer companhia, como o gato, o cachorro, o peixe... Você tem algum em casa? Já os animais selvagens são aqueles que precisam ficar na natureza para viver bem e felizes! Eles moram nas florestas, mares, rios... livres!
O animais são fonte de inspiração de muitas histórias e brincadeiras. Nesta semana temos várias propostas, olha só!
PROPOSTA 1: Animais do Brasil
Você sabe quais são os animais que moram aqui no Brasil? Aqui estão alguns deles:
Todos esses animais são incríveis! Eles vivem nas florestas e rios brasileiros e, reza a lenda, um deles foi o responsável por sumir com a noite da Terra por tempos!!! Você conhece a história “As serpentes que roubaram a noite”, do autor Daniel Munduruku?
Veja nesse vídeo:
O que você acha de brincar criando seus próprios animais do Brasil? Você pode se inspirar na história que a Aliã Wamiri contou no vídeo e fazer uma Surucucu bem legal ou escolher qualquer outro animal que a gente viu no começo do texto e criar usando material de casa! É bem fácil, você pode seguir algumas dicas que vou deixar aqui ou, se preferir, fazer do seu jeito usando toda a criatividade!
Algumas ideias de Surucucus com rolinho de papel higiênico:
Surucucu 1: Você vai precisar de um rolinho de papel, tesoura e tinta.
1 – Escolha a cor da sua cobra e pinte todo o rolinho (você pode pintar por dentro também, se quiser). Depois de pintar deixe secar.
2 – Usando uma tesoura daquelas de ponta arredondada corte o rolo fazendo uma tira bem comprida, começando em uma ponta do rolo até a outra ponta (veja na imagem).
3 – Depois você pode usar canetinha, lápis ou tinta para decorar sua cobra como quiser (use a criatividade!)
4 – No fim, você pode fazer olhos e língua de papel para colar na cabeça da cobra!
Surucucu 2: Você vai precisar de vários rolinhos de papel (quantos quiser), tinta, barbante e tesoura.
1 – Pinte os rolinhos da cor que você escolheu para sua cobra. Espere secar.
2 – Depois de seco, peça ajuda de um adulto para furar os rolinhos que serão o corpinho da cobra.
3 – Use o barbante para juntar um rolinho no outro. No último rolinho desenhe a carinha da cobra. Se tiver um barbante ou qualquer fiozinho vermelho, você pode usar como língua!
Você pode tentar fazer também uma Arara-Vermelha ou um Lobo-Guará usando rolinhos:
Você gosta de fazer origami? Uma opção caso não tenho rolinho em casa pode ser fazer esses origamis de Onça pintada ou Boto-cor-de-rosa:
Para te ajudar a entender como fazer a dobradura do Boto segue a legenda das setas e linhas que aparecem:
Pode soltar a imaginação, fazer seu animal do Brasil da sua maneira e, se quiser, mandar uma foto pra gente postar aqui no blog!!!
PROPOSTA 2: Pinturas rupestres
Vocês já viram as pinturas rupestres realizadas no período pré-histórico (a pintura mais antiga localizada no mundo foi encontrada na Indonésia e data de 44 mil anos atrás), realizadas em cavernas?
Os homens e mulheres pré-históricos representavam a natureza e seu cotidiano, principalmente animais de grande porte como bisões, cavalos e cervos que eram caçados por nossos antepassados.
Veja as representações de algumas das pinturas rupestres abaixo.
Veja aqui este vídeo sobre pinturas rupestres no nosso país.
Que tal vocês representarem os animais do seu cotidiano, ou algum animal que você viu e gostou, como faziam os homens e mulheres das cavernas? Use seus dedos ou gravetos. Vocês podem usar como tinta/pigmento para criar seus desenhos, carvão, argila, páprica, cúrcuma e urucum. Traga seus pais para a brincadeira!
Eu fiz meu cachorro Nico em casa com urucum, usando o dedo. Uma ideia para vocês se inspirarem.
PROPOSTA 3: Os mosaicos de Gaudí
O espanhol Antonio Gaudí era um arquiteto que projetava suas obras baseado nos formatos da natureza. Muitas de suas criações são animais. Será que você já viu algum deles?
Crie um animal no estilo Gaudí! Você pode escolher algum animal que você goste bastante e pode desenhá-lo bem grande numa folha. Depois, pegue revistas, jornais ou algum outro tipo de papel colorido e recorte quadradinhos variados. Você colará os quadradinhos sobre o desenho, formando um mosaico. E está pronto!
PROPOSTA 4: Saltimbancos - animais cantores
Você conhece uma peça de teatro musical chamada Saltimbancos? Ela tem origem italiana, mas quem fez a adaptação e a tradução aqui no Brasil foi o cantor e compositor Chico Buarque. A história conta sobre quatro animais: o burro, o cachorro, a galinha e a gata. Eles se cansam de serem explorados por seus donos e decidem fugir juntos para tentar a vida como artistas musicais.
Aqui abaixo é a capa do CD, olha só! Clica nele para escutar a peça completa no You Tube!
Escolha a música que você mais gostar, escreva a letra e faça um vídeo cantando você mesmo!
PROPOSTA 5: Yoga inspirada nos animais
Vocês sabiam que os animais e suas formas de se movimentar já influenciaram várias práticas corporais?
Na yoga, as posturas, chamadas de asanas, foram trabalhadas e elaboradas através de milhares de anos. A yoga não é só as posturas praticadas, mas também, uma filosofia de vida. Seu nome significa união, pois une, corpo, mente e alma. Muitos dos asanas (posturas) foram inspirados nos animais.
Dizem que os primeiros praticantes de yoga tinham a natureza como principal fonte de inspiração. Eles criaram algumas posições do corpo e movimentos a partir da observação do comportamento dos bichos. Assim, aprender com os animais, permitiu a essas pessoas enxergarem a diversidade de espécies e suas diferentes maneiras de se relacionar com o mundo. Mesmo sendo bastante antiga, a yoga ainda é praticada por muitas pessoas.
Proponho que vocês sigam a sequência dos asanas na casa de vocês, pois para praticar yoga é necessário fluidez do corpo! Vamos lá? (Sugiro que façam com um adulto junto.)
Então, eu convido vocês a se desafiarem a partir das imagens abaixo:
Aqui temos outras sequências de asanas:
Importante!
Experimentem fazer a posição da imagem com o corpo de vocês sem forçar. A yoga nos dá a oportunidade de conhecer e respeitar os limites do nosso corpo.
Ao experimentar cada posição, tente permanecer nela por alguns segundos prestando atenção no que muda no seu corpo: Alguma parte estica? Alguma parte fica mais pesada? Fica mais desafiador manter o equilíbrio? O que mais acontece?
Também é possível experimentar outras posições e movimentos inspirados em animais acompanhados por um vídeo:
Tire uma foto de você em algumas dessas posições e mande pra gente! Boa brincadeira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário