segunda-feira, 10 de agosto de 2020

12. Tema: O que os olhos não veem



Olá, 
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 
Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Se cuidem! 



============


Tema – O que os olhos não veem
   
No nosso dia-a-dia utilizamos a visão para muitas coisas: para reconhecer nossas roupas e os alimentos, para ver um lindo por do Sol, para ver quando alguém de quem gostamos muito está chegando.
Mas existem outros sentidos: o tato, a audição, o olfato, a gustação.
Nessa semana teremos atividades para brincar e criar com os outros sentidos, vamos experimentar essas sensações???





Proposta 1 - Jogos com pessoas vendadas


 

A - O Jogo do Aeroporto

Preparação:
- Procure um lugar mais espaçoso na casa.
- Delimite no meio da sala a área do jogo: o ideal é um retângulo de aproximadamente 2mt de cumprimento e 1mt de largura, mas dá para jogar em espaços menores também, o importante é verificar se é um espaço seguro. Para delimitar pode riscar o chão com giz, usar fita crepe ou apenas indicar os limites com sapatos, por exemplo.
- Separe objetos de vários tamanhos (livros, sapatos, mochilas, cadeiras, canetas, panelas, bacias, etc.).
- Separe uma venda (pode ser um lenço, cachecol ou blusa).

Descrição: 
- O retângulo delimitado representa uma área de pouso do aeroporto.
- Os objetos de vários tamanhos são colocados aleatoriamente nesta área. 
- Os jogadores se dividem em duplas para cada rodada de jogo. Se houver mais de dois jogadores uma pessoa pode assistir ao redor da área de jogo e aguardar a próxima rodada.

Regras e funcionamento:
- Um dos jogadores é o piloto do avião que fica em uma das extremidades do retângulo. Esse jogador terá seus olhos vendados.
- O outro jogador é a "torre de comando" e ficará do lado oposto do retângulo.
- Após o jogador ser vendado, os objetos são colocados na área de jogo sem que ele saiba onde estão.
- Como o jogador não pode ver, a torre deve guiar o piloto para que este possa fazer uma aterrissagem sem perigo até o final da pista de pouso, o mais próximo possível da torre.
- Para realizar um pouso sem perigo, o piloto não pode tocar em nenhum dos objetos nem pisar fora do retângulo. A torre guia o piloto com instruções: Pé esquerdo para frente! Um passo pequeno para frente, etc.
- O jogo termina quando o objeto é tocado ou quando o piloto pisa fora do retângulo, ou quando o piloto passar por todos os obstáculos e aterrissar (chegar na outra extremidade do retângulo.
- Ao final de uma rodada os jogadores podem revezar quem é o piloto e quem é a torre.

#Dica:  Para ficar mais desafiador ainda, a torre e o piloto podem criar um código especial: por exemplo com cores: frente = verde, parar = vermelho, esquerda = azul, etc.
Também pode ser adicionado tempo máximo para a aterrissagem, o que deixa o jogo mais emocionante e difícil.


B - Dançando com o vento

Muitas vezes de olhos abertos não conseguimos perceber algumas coisas que estão ao nosso redor como o vento – o ar em movimento.
Essa segunda proposta de jogo tem a ver com isso. Vamos aprender?

Preparação:
- Procure um lugar espaçoso na casa, o importante é verificar se é um espaço seguro para o jogador que estará vendado.
- Separe uma venda (pode ser um lenço, cachecol ou blusa).
- Separe um equipamento para tocar música (opcional).

Regras e funcionamento:
- O jogo é em duplas. Uma pessoa fica vendada em pé com o corpo parado.
- O outro jogador vai soprar partes do corpo do jogador vendado e ele tem movimentar essas partes. Por exemplo: se o vento do sopro tocar o braço direito, o jogador movimenta o braço.
- Se o vento for forte (um soprão), o movimento é grande, se o vento for fraco (um soprinho), o movimento é pequenino.
- Para animar ainda mais, os jogadores podem colocar uma música e os sopros podem seguindo o ritmo, dançando com o vento!
- Depois de um tempo os jogadores podem revezar – quem estava vendado sopra, quem soprou, ficará vendado.
#Dica: quanto mais fraco for o sopro, mais difícil o jogo fica. 




============



Proposta 2

Para realizar esta atividade procure um lugar tranquilo e silencioso. Utilize uma folha em branco, lápis, tinta ou canetinhas coloridas, se puder coloque também uma música bem tranquila e que faça sentido para você.
Pense em alguém bem especial e que você já não vê a algum tempo. Utilize os materiais que escolheu para representar como você acha que essa pessoa está. Poste no blog o seu trabalho e se quiser pode também descrever aquilo que você criou.
Boa atividade!!!
É assim que imagino vocês e meus olhos sentem saudades de vê-los!! 












============



Proposta 3

A ilusão de ótica é uma reação em nosso cérebro que engana nosso sistema visual. Você conhece outros tipos de ilusão de ótica? Após decifrar as figuras abaixo que tal criar alguma figura com o mesmo efeito e postar para desafiar nossos colaboradores.
Boa atividade!






============


Proposta 4



Que cheiro é esse? Que objeto estou apalpando com as mãos? De onde vem o som? 

Você conhece seus 5 sentidos? É através deles que percebemos o mundo! 
São eles: visão (que nos permite ver tudo a nossa volta), olfato (que nos permite sentir cheiros), paladar (que nos permite perceber os sabores), tato (que nos permite sentir algo através de nossa pele), audição (que nos permite ouvir os sons ao nosso redor)
Você já se imaginou, deixando de usar um dos seus sentidos! Nosso desafio aqui, será você deixar de usar, por alguns minutos, a sua visão e responder aos desafios que vamos propor. Para isso, procure um pedaço de pano  qualquer que esteja limpo e que você possa vendar os seus olhos. (Nessa situação de Pandemia que estamos vivendo, é importante que cada um que for experimentar fazer o desafio dos sentidos, tenha seu próprio pano limpo para vendar os olhos).
Então vamos lá!

1º desafio (olfato): 
- Uma pessoa fica vendada e com as mãos para trás
- Outra pessoa (o desafiante), seleciona 4 coisas diferentes que exalem cheiros conhecidos (ex: café, flor, temperos...). A pessoa vendada não pode saber o que é!
- Sem tocar nas coisas escolhidas, a pessoa vendada deverá, através de seu olfato, ou seja, cheirando, descobrir cada uma das coisas escolhidas pelo desafiante! É importante que o desafiante aproxime os objetos da pessoa vendada sem encostá-las em seu nariz!
- A cada cheiro acertado, contamos 1 ponto!
- A pessoa vendada terá 2 chances para acertar cada cheiro. 
- Após o desafiante apresentar os quatro cheiros à pessoa vendada e anotar os pontos alcançados, trocam-se os papéis! Quem escolheu os 4 cheiros da 1ª vez, ficará agora vendado e a pessoa que estava vendada escolherá 4 novos cheiros para desafiar seu adversário.
- Ganha quem fizer mais pontos!

2º desafio (tato)
- Uma pessoa fica vendada.
- Outra pessoa (o desafiante), seleciona 5 objetos diferentes que existem em sua casa (ex: colher, apontador, chave...). 
- A pessoa vendada recebera um objeto por vez e, tateando (usando as mãos), deverá descobrir qual objeto está segurando.
- A cada objeto apalpado e descoberto, contamos 1 ponto!
- A pessoa vendada terá 2 chances para acertar o nome do objeto que apalpou.
- Após o desafiante apresentar os 5 objetos à pessoa vendada e anotar os pontos alcançados, trocam-se os papéis! Quem escolheu os 5 objetos da 1ª vez, ficará agora vendado e a pessoa que estava vendada escolherá 5 novos objetos para desafiar seu adversário.
- Ganha quem fizer mais pontos!

3º desafio (audição)
- No meio de um ambiente da sua casa, de preferência o maior espaço que você tiver disponível, ficará a pessoa vendada.
- Essa pessoa ficará parada o tempo todo no mesmo lugar durante o desafio.
- Desta vez, o desafiante escolherá apenas um objeto que faça um som bem perceptível. Sugerimos um molho chaves, mas pode ser um outro objeto que tenha um som fácil de ouvir, como um tambor, um sino.
- Vamos usar as chaves como exemplo. A tarefa do desafiante será caminhar livremente pelo espaço, fazendo som com as chaves. Ele deve caminhar com muita leveza, praticamente sem fazer sons com os pés ou outras partes do corpo.
- O desafiante poderá explorar as diversas direções e alturas. Ele poderá fazer a chave soar tanto em cima, quanto embaixo, agachando-se ou ficando em pé. 
- A pessoa vendada, sem sair do lugar, deve guiar-se pelo som das chaves, apontando com o dedo indicador da mão direita, para a direção de onde o som vem. A pessoa vendada procurará apontar para as chaves, da maneira mais precisa que conseguir, considerando que ele pode estar vindo também de cima ou de baixo.
- O desafio é apontar para esse som que caminha pelo ambiente com o desafiante, durante 2 minutos, que podem ser contados por um timer ou apenas por um relógio.
- Ao término dos dois minutos, tanto o desafiante quanto a pessoa vendada devem congelar todos os movimentos. A pessoa vendada, retira a venda ou parte dela com a mão esquerda, de maneira que possa enxergar e verificar se está apontando exatamente para as chaves. 
- Após essa verificação, trocam-se os papéis!
- Ganha aquele que acertar ou mais se aproximar da direção e altura, de onde as chaves estão soando.
Divirtam-se! Compartilhem suas experiências com a gente! Escreva-nos contando!





Nenhum comentário:

Postar um comentário