Querid@s crianças!
“O que os olhos não vêem o coração não sente.” Você já ouviu esta frase?
Semana passada nosso tema foi “O que os olhos não vêem…” e nessa continuaremos com o ditado popular, só que um pouco modificado: O coração sente.
Vocês já repararam que podemos sentir várias coisas diferentes?
Ao longo do nosso dia, ficamos animados com uma brincadeira, bravos com algo que não saiu como esperado, com medo de algo que desconhecemos…
Veja essa história: “O monstro das cores” (clica aqui!), da autora Anna Llenas, contada aqui pela professora Adriana. A história fala sobre alguns sentimentos que experimentamos em diversas situações: ALEGRIA, TRISTEZA, RAIVA, CALMA, etc.
Há várias formas de expressarmos aquilo que estamos sentindo: pelas palavras, pelas expressões faciais (lembra dos emojis do Whatsapp?), pelas cores, pelos movimentos.
A ideia é que você use a criatividade para expressar sentimentos e sensações durante esse período de isolamento.
Proposta 1: COLAGENS
Escolha algumas das emoções que o monstro da história sentiu e que você também já
sentiu, converse com sua família sobre essas emoções.
Crie a sua coleção de emoções com colagem de diferentes materiais e cores. Use as cores de cada emoção contadas na história. Como você está hoje? Que cores usaria para este dia?
Proposta 2: MÚSICA
Agora vamos pensar em uma coisa que não vemos mas o coração sente, sim!
Você lembra de algo?
A música!
Nós não podemos vê-las, mas ela geram muitas emoções na gente!
Já percebeu que uma música pode nos deixar alegres, tristes, animados, curiosos…?
Por isso elas estão em todos os filmes, pode reparar.
Vamos fazer um exercício pra você perceber o que o seu coração sente com algumas músicas. Selecionamos algumas (clique aqui para ouvi-las). Se você quiser fechar os olhos enquanto ouve é mais legal.
Daí, escolha uma que você mais gostou e faça um desenho do seu sentimento com ela.
Faça um desenho da sua música escolhida, usando os emojis, as cores que você acha que combina e todas as outras coisas que a música te lembra também. É bem livre, sinta seu coração!
(Não esqueça de escrever qual o número da música que você escolheu.)
Proposta 3: DANÇA
Já que falamos em filme, música e movimento… O vídeo a seguir é um trecho do musical “Cantando na chuva” (clica aqui!). O que você acha que o dançarino está sentindo?
Agora é a sua vez! Como você imagina que é a dança de alguém que está com raiva? E com medo? E calmo?
Escolha um sentimento e crie sua dança!
Se quiser, compartilhe com a gente um vídeo da sua criação.
Proposta 4: CORREIO ELEGANTE
Agora temos uma proposta diferente. Vamos pensar no sentimento por alguém. Você conhece a tradição do correio elegante das Festas Juninas? Nesta atividade vamos dar uma passada nesta festa e fazer correios para as pessoas que a gente ama.
Nas barracas de correio elegante, você pega um bilhete, escreve para uma pessoa que você gosta e, anonimamente, entregam para a pessoa destinada. Está relacionado ao amor, carinho e, principalmente, declaração! E olha que incrível: não é só para paqueras, você pode dar para qualquer pessoa que você ame, como sua família, amigos e etc.
Instruções:
1°: Pegue uma folha de sua preferência.
2°: Desenhe corações para cada pessoa que você irá entregar (como dito antes, podem ser pessoas que estão passando a quarentena com você e até mesmo alguém que você está distante nesse momento, o importante é o que você sente!!!).
3°: Recorte os corações e escreva dentro deles o que você mais gosta na pessoa destinada. (pode usar sua criatividade, então, se quiser pintar, fazer colagem, usar canetinhas…vale tudo!)
4°: Feche os corações e do lado de fora coloque o nome da pessoa que você irá presentear.
5°: Agora é a hora de entregar seus correios elegantes!!!! Você pode entregar diretamente para o destinatário ou colocar em lugares estratégicos para que encontrem seus correios!!
OBS 1: Neste link tem o processo da feitura do correio elegante, caso haja dúvidas:
OBS 2: Talvez seja necessária a ajuda de um adulto, então, se precisar, não tem problema em fazer acompanhado.
OBS 3: Caso seu destinatário não estiver com você nesse momento, você pode guardar e entregar algum outro dia!
Queremos ver suas produções! Divirtam-se e enviem pra gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário