segunda-feira, 24 de agosto de 2020

14. Tema: Projeto negritude

Olá!
Este é o blog Arte Movimento dos professores de arte e educação física da Escola de Aplicação da EAFEUSP. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas pelos nossos estudantes do Fundamental I durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus.
Toda semana, iremos postar algumas atividades novas. A partir do seu interesse, escolha semanalmente uma das atividade para realizar. Quando possível, os trabalhos realizados podem ser enviados para o e-mail  artemovimentoea@gmail.com  para serem  expostos neste blog (sempre com nome e série). 

Um abraço dos professores de educação física, de arte e dos bolsistas! Cuidem-se!

================================================================= 



Proposta 1

olá estudantes,
dessa vez vamos apresentar algumas sugestões de atividades  relacionadas ao projeto negritude da Escola de Aplicação. No continente africano há diversos jogos populares entre as crianças. Veja os jogos abaixo, experimente e depois nos mostre como foi a brincadeira usando desenhos e comentários. Estamos aguardando. Boa brincadeira!

Jogo da Jibóia (de Gana) - Desenhe um quadrado no chão. Um participante entra no quadrado e o outros andam em volta do quadrado. Quem está dentro tenta tocar os outros. Quem for tocado entra também e ajuda a capturar os outros. O último é o vencedor.

Matakuza - Desenhe um círculo de 15 cm de diâmetro em um papel e recorte. Coloque o círculo do chão e encha ele de tampinhas de garrafa pet. Cada participante fica com uma outra tampinha na mão que deve ser arremessada para o alto, enquanto o mesmo participante tenta tirar uma ou mais tampinhas do círculo e cada uma vale um ponto. A tampinha atirada para o alto deve ser apanhada pelo participante ainda no ar. Se ela cair, não valem os pontos.

Saltando o feijão - De origem nigeriana, o único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma corda. Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável por girar uma corda no chão. 
Os demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos. Se isso acontecer, o participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/   ,   https://almapreta.com/



Ilustração do livro Kakopi, kakopi! - brincando e jogando com as crianças de 20 países africanos, texto de Rogério Andrade Barbosa | Ilustrações de Marilia Pirillo.




Proposta 2

Olá crianças, como estão? Seguindo as atividades da semana no blog, que tal falarmos sobre instrumentos musicais? Em África originaram-se muitos dos instrumentos que tocamos hoje em dia pelo mundo, principalmente aqui no Brasil. Quais vocês conhecem? Se não conhecerem, que tal fazer uma pesquisa sobre esses instrumentos e seus sons?

Assista o curta metragem: Hungu 
Link: https://www.youtube.com/watch?v=q4gVqmeJK00
Direção: Nicolas Brault 
Música composta por: René Lussier 
Produção: Julie Roy Edição: Richard Comeau


Atividade A

Após assistir o vídeo, faça algum desenho, vídeo, ou conte alguma história sobre o instrumento que você conheça, ou ainda compartilhe como você já viu o berimbau sendo utilizado.


Atividade B

O berimbau é um dos tipos de arcos musicais que originalmente foram produzidos pelos povos da etnia bantu de Angola. 

Após assistir o vídeo, que tal pesquisar e nos apresentar (com um desenho, com vídeo, falando/aúdio, ou como quiser) outros instrumentos que surgiram no continente africano, em Angola, ou em outros países também: 




Proposta 3

Shisima

O Quênia é um país do leste africano. No ocidente deste país, uma das brincadeiras que as crianças costumam fazer é um jogo chamado Shisima.

É como uma versão diferente do jogo da velha, e pode ser jogado com tampinhas de garrafa ou objetos pequenos, num tabuleiro feito ou desenhado. O objetivo do jogo é conseguir colocar suas peças em linha reta.

O tabuleiro precisa ter 1 espaço ao centro e 8 espaços fazendo um círculo ao redor. Você pode desenhar numa folha ou pintar em um papelão. (imagem 1)

Além do tabuleiro, você precisará de 6 peças: 3 de uma cor e 3 de outra. Você pode usar tampas de garrafa pet, moedas, massinha, o que você tiver disponível. O jogo começa com 3 peças de um lado e 3 do outro. (imagem 2)

Um jogador de cada vez movimenta uma peça para outro espaço vazio, passando pela linha. Não é permitido saltar por cima de uma peça. O primeiro jogador a colocar as três peças em linha reta (como nas imagens a, b, c e d) ganha o jogo.


Roda africana

https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI&feature=youtu.be

Esse é um vídeo muito legal do grupo Palavra Cantada. Com a música “África”, eles ensinam um batuque para fazer com o corpo. Você pode fazer com as pessoas da sua casa em roda para ficar mais divertido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário